Entenda a importância da agilidade para fechar vendas!

De acordo com uma pequisa realizada pela Oldroyd e McElheran, nos EUA, o tempo de resposta de um líder de vendas reflete de forma impactante na probabilidade de conversão. Foram estudadas cerca de 1.250 possibilidades de vendas de imóveis, sendo que as empresas que deram retorno em menos de uma hora para o cliente tiveram sete vezes mais chances de fidelizá-lo quando comparadas às que entraram em contato mais tarde.

Você já parou para pensar o quão rápido você espera obter a resposta ou a solução do seu problema quando procura por algum serviço ou tem alguma dúvida sobre determinado produto? Basta se colocar em qualquer situação do dia a dia em que precise de uma solução rápida e você verá como um atendimento rápido e eficiente é importante.

Por esse motivo, uma das mais importante atitudes que um corretor de imóveis deve ter é a agilidade. No mercado imobiliário, esse detalhe faz toda a diferença! Quer entender mais sobre o poder da agilidade para fechar vendas? Continue lendo o artigo de hoje!

O tempo de resposta tem que ser curto

Quando um cliente procura um corretor, ele já tem em mente o óbvio: quer comprar um imóvel, mas ainda tem dúvidas. Ele procura o corretor de imóveis justamente para que suas necessidades sejam atendidas e que suas dúvidas sobre a aquisição do imóvel sejam esclarecidas.

Neste momento, é crucial fazer um atendimento eficaz e dar respostas completas para todas as perguntas feitas pelo cliente. É necessário, acima de tudo, que o tempo de resposta seja rápido. Não adianta você elaborar algo extremamente eficiente dias depois, pois, nesta ocasião, é provável que ele já tenha procurado outro profissional para ajudá-lo.

Um exemplo para demonstrar o quão importante é a agilidade: você definitivamente decide que quer comprar um imóvel, envia um e-mail para várias imobiliárias e, dentro de uma semana, somente uma te deu retorno. As outras respondem somente semanas depois. Você se sentiria ignorado, não é mesmo? É bem provável que você feche negócio com aquela que te respondeu primeiro.

É por meio dessa situação hipotética que você consegue enxergar o quão ágil devem ser todas as suas respostas aos seus clientes. Por fim, de nada adianta você atender bem e oferecer um ótimo imóvel se o seu atendimento não é ágil e eficiente.

Os frutos da agilidade e eficiência

Ser ágil não significa que o cliente comprará de você naquele exato momento, mas quando seu trabalho é eficiente, as suas chances aumentam consideravelmente em comparação aos seus concorrentes. Vale ressaltar que a satisfação do cliente é um dos fatores determinantes para que ele te indique para amigos e parentes, e é por isso que a agilidade e eficiência com qualquer cliente ou possíveis clientes podem trazer frutos no futuro.

O importante é o cliente sair satisfeito com tudo, pois as chances de retorno e de que ele feche a compra com você são incrivelmente altas. Mais uma vez, se coloque no lugar do cliente: se você vai a uma loja e é bem atendido, com agilidade e eficiência, mesmo que não compre nada naquele momento, você não voltaria a procurar aquele local no futuro quando tivesse certeza do que queria?

Outro fator determinante de um atendimento ágil é conseguir fechar vendas até mesmo com aqueles que chegaram totalmente indecisos. Se o cliente somente tem o dinheiro e a vontade de comprar um imóvel, mas não tem a mínima ideia de preços, não sabe em que local deseja, qual o tamanho do imóvel etc, é bem provável que ele faça a aquisição e, futuramente, te indique para outras pessoas caso você consiga apresentar várias opções dentro do orçamento e do perfil dele.

Como ser ágil e otimizar o atendimento

Ser ágil com o seu cliente é, obviamente, dar uma resposta rápida e satisfatória para todas as dúvidas. Por esse motivo, os meios de atendimento devem ser os mais amplos possíveis. Não é sempre, por exemplo, que o cliente pode ir de encontro ao corretor de imóveis pessoalmente para obter alguma resposta, pode ser que ele envie um e-mail ou faça uma ligação.

Muito se engana quem acha que atender o seu cliente com agilidade presencialmente seja o maior diferencial para fechar uma venda. Isso é o mínimo que o corretor deve fazer, e não representa um diferencial, pois a maioria dos concorrentes fará o mesmo que você.

Para conseguir dar um retorno rápido ao cliente, peça dados de contato e fale com ele por telefone ou até mesmo e-mail. É interessante checar com qual é o melhor horário para que o contato seja feito, para que ele não seja pego de surpresa ou seja interrompido em um momento inoportuno.

A internet como ferramenta

Outro diferencial importante é estar presente na internet. As redes sociais e websites são ferramentas importantíssimas para garantir um atendimento ágil e eficiente. Crie uma página profissional no Facebook, por exemplo, e mantenha todas as informações do seu site atualizadas.

É de suma importância reconhecer que milhares de pessoas usam a internet para buscar informações sobre os produtos e serviços que necessitam, inclusive para procurar imóveis e corretores. Deixe um formulário de cadastro em seu site para que os clientes possam deixar suas dúvidas, mas lembre-se de não demorar para entrar em contato.

Segundo estudos realizados em 2007 pela InsideSales.com e Dr. James Oldroyd, as chances de garantir uma fidelização com um cliente aumenta em até 100 vezes quando o mesmo preenche um formulário de cadastro e a empresa entra em contato em, no máximo, 5 minutos. Não consegue responder com tanta agilidade? Crie uma resposta automática agradecendo o contato e confirmando o recebimento do e-mail e, assim que puder, responda devidamente.

É interessante utilizar todos os meios possíveis para entrar em contato com o cliente, mas não force a barra, não ligue em horário que ele não dê permissão ou insista em pegar determinado contato que ele não queira passar.

Novas tecnologias podem ajudar

Já reparou que, hoje em dia, quase todo mundo tem um smartphone sempre em mãos? Os telefones modernos possuem inúmeras facilidades, e podem te ajudar na hora de dar respostas rápidas e fechar vendas. Já existem aplicativos voltados exclusivamente para o mercado imobiliário, que facilitam a troca de informações, diminuem a burocracia no processo de vendas e agilizam a tomada de decisão do cliente.

Cada detalhe é importante na hora de fechar uma venda, e a agilidade nas respostas pode ser decisiva para fidelizar ou perder o cliente para um concorrente. Não fique para trás! Os melhores corretores possuem os seus segredos, mas o essencial é muito simples: seja sempre eficiente, ágil e comprometido.

E você, tem mais dicas de como tornar seu atendimento mais ágil? Compartilhe conosco nos comentários!

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