Entenda os benefícios da mobilidade corporativa para seu negócio

Entenda os benefícios da mobilidade corporativa para seu negócio

Alguém ainda se lembra para que serve um aparelho celular? Hoje em dia, as pessoas leem seus e-mails, ouvem musicas, acessam a internet, usam o smartphone como GPS, conferem extrato bancário, tiram fotos e, de vez em quando, usam o aparelho para fazer ligações. Vivemos a era de Ouro da tecnologia. Podemos nos comunicar com várias pessoas em qualquer lugar do mundo e temos acessos a dados e informações de forma rápida e prática. A mobilidade corporativa é isso, é a implantação das Tecnologias de Informações Móveis e Sem fio (TIMS) aos processos organizacionais.

Já ouviu o ditado “tempo é dinheiro”? Nas organizações, essa frase tem ainda mais poder. Mas, como sua empresa tem utilizado a mobilidade tecnológica e transformado isso em lucro? As empresas precisam otimizar a mobilidade corporativa e irem além do uso do correio eletrônico e mensagens instantâneas.

Aumentar o nível de mobilidade é oferecer novas soluções aos seus processos e proporcionar interação entre gestores, funcionários e clientes na mesma plataforma. Se você quer aperfeiçoar o trabalho dentro de sua empresa, vamos mostrar alguns benefícios da mobilidade corporativa e como ela pode ser uma grande aliada no crescimento e gestão de processos da sua empresa.

A qualquer hora, em qualquer lugar

Talvez, a mobilidade para um diretor de uma empresa seja poder responder e-mails enquanto estiver fora do escritório. Para um gerente de vendas, mobilidade é ter acesso às informações importantes durante uma visita a um cliente. No caso de um representante comercial, a mobilidade corporativa proporciona a ele enviar, cancelar, alterar e acessar o pedido de um cliente a qualquer momento e em qualquer lugar. Mobilidade não é só aparelho celular, software e internet, é a integração pessoas, processos e tecnologia para fazer um trabalho melhor.

Converta informação em vendas

A mobilidade corporativa oferece agilidade na transmissão de informações entre o escritório e o profissional que está em campo e vice-versa. Há mais agilidade em processos que necessitam de feedback da equipe de campo e da empresa e, uma vez que essas informações operacionais podem se acessadas a qualquer hora e dos mais diversos lugares, a mobilidade torna o trabalho de colaboradores externos mais produtivo.

Conhecer o produto que está vendendo é fundamental para que uma venda seja concretizada. Já existem no mercado sistemas que podem ajudar sua equipe de vendas a não perder oportunidades na hora de fechar o contrato, agindo como um suporte para os corretores, auxiliando de forma rápida para que eles tenham acesso a informações imprescindíveis sobre o imóvel, como plantas, minuta do contrato de compra e venda, estágio da obra, estratégia comercial, premiações e documentos de apoio.

Auxílio na tomada de decisão

Qualquer decisão deve ser baseada em fatos. Com um sistema de mobilidade corporativa, é possível a criação de relatórios inteligentes que permitem fazer a avaliação da equipe de vendas, verificar a lucratividade, os dados contábeis ou quaisquer outros tipos de relatórios gerenciais. Outro ponto importante é ter os documentos digitalizados, o que resulta em economia de tempo na busca e localização desses documentos e torna tarefas do dia a dia muito mais eficientes.

Segurança dos dados e informações

E se o gestor ou um colaborador perder o aparelho ou tiver o celular roubado, qualquer um terá acesso aos dados da empresa? No geral, esse tipo de sistema exige um código de acesso e uma senha particular. O administrador do sistema é quem concederá o acesso às informações de acordo a necessidade de cada colaborador.

O acesso também pode ser definido por equipes. Cada equipe terá acesso exclusivo ao empreendimento, sendo que as demais não poderão visualizar esses dados. Esse tipo de sistema também registra e atualiza automaticamente todas as movimentações realizadas em uma unidade.

Treine sua equipe de qualquer lugar

A tendência mundial é termos cada vez mais “trabalhadores móveis”, isso inclui funcionários que fazem serviços em campo e os que usam a mobilidade dentro da própria empresa. E uma das dificuldades encontradas pelas organizações é justamente em manter a qualidade da equipe sem que haja a necessidade de fazer grandes reuniões ou encontros para treiná-los periodicamente.

Tirando proveito das melhorias das tecnologias e da internet, aliada à evolução contínua dos smartphones e tablets, é possível fazer a distribuição de conteúdos multimídia (streaming) para todos os colaboradores. Esse conteúdo pode ser desde a apresentação de novos produtos ou serviços até treinamentos para auxiliar no desenvolvimento da equipe.

Mobilidade e gestão de processos lado a lado

A consumerização de TI — pessoas que usam seu próprio aparelho no ambiente de trabalho — fez com que as organizações facilitem a mobilidade de suas aplicações internas. Seguindo essa evolução, o empreendedor não deve perder a oportunidade de repensar ou refazer seus processos de negócios.

Com a mobilidade, já é possível ter agilidade nos processos de negócios e reduzir as etapas desses processos, aumentar a competitividade, melhorar a interação com clientes, reduzir custos e — uma vantagem das mais importantes — você e seus colaboradores sempre estarão conectados e inseridos aos processos corporativos.

Aumento da competitividade

Hoje em dia, a competitividade está diretamente relacionada com a agilidade no fechamento de negócios. Poder criar uma filial rapidamente, melhorar o relacionamento com o cliente e dar continuidade a projetos é fundamental para o crescimento de qualquer organização. É possível criar estações de trabalho com muito mais rapidez, já que conteúdos complexos podem ser acessados de qualquer lugar, garantindo que a empresa fique à frente de seus concorrentes.

Estar alinhado às tecnologias de mobilidade transmite uma imagem de modernidade para seus clientes e parceiros, pois eles percebem que sua organização está preocupada em oferecer serviços de qualidade com rapidez, e que seus processos estão se tornando cada vez mais ágeis e flexíveis.

A mobilidade corporativa não é mais uma tendência, é uma realidade. Elas está transformando nossa maneira de trabalhar, realizar negócios, se relacionar com clientes e até mesmo nos aspectos de nossa vida pessoal.

Se você ainda tem dúvidas sobre como implantar a mobilidade corporativa em seu empreendimento, nós da Anapro podemos te dar as respostas e te ajudar a expandir seu negócio! Compartilhe sua opinião sobre o assunto através dos comentários e continue acompanhando o blog para mais dicas!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANAPRO 2018 | Todos os direitos reservados