Entenda a importância das redes sociais para o mercado imobiliário

As redes sociais são poderosas ferramentas de comunicação, mas também podem auxiliar no marketing de quem deseja expandir o negócio, e no setor imobiliário não é diferente.

Uma pesquisa realizada em 2012 pela Lopes — uma empresa de intermediação e consultoria de negócios imobiliários — mostrou que, já naquela época, 64% das pessoas em busca de imóveis usaram as redes sociais com essa intenção. Assim, o bom uso das redes sociais para o mercado imobiliário se apresenta como uma vantagem competitiva — e, mais do que isso, como uma necessidade. Entenda mais sobre a importância de se saber usar todo o potencial das redes sociais no setor imobiliário!

Marcar presença na web é fundamental

A maior importância relacionada ao uso das redes sociais pelo mercado imobiliário é garantir a presença na web — o que, para qualquer tipo de negócio, vem se tornando fundamental. As mídias evoluíram, os padrões de consumo mudaram e, por isso, é fundamental que a imobiliária e o corretor acompanhem essa tendência e estejam onde o público está. Por isso, criar um perfil das redes sociais é uma forma de estar presente a todo o momento na vida do cliente e de possíveis clientes.

Pesquise antes de iniciar o negócio virtual

Pesquisar é fundamental antes de iniciar o negócio virtual, já que é preciso saber quem é o seu público, onde ele está e o que deseja. Por isso, fazer uma análise de mercado e, principalmente, criar uma persona, fará com que você saiba em quais redes sociais a incorporadora, construtora ou imobiliária deve estar. Saber o que falar e como falar também é fundamental para que a comunicação com o público seja direta e efetiva.

Aumente as possibilidades de interação

Outra razão da importância das redes sociais para o mercado imobiliário é que o seu uso permite uma interação real e objetiva com os clientes. Isso faz com que surja a possibilidade da criação de um relacionamento direto com o cliente, além de permitir  maior conhecimento sobre o público e sobre suas dúvidas, desejos e expectativas. Com o contato direto, é possível direcionar as ações de maneira muito mais eficiente.

Tire vantagem sobre a concorrência

Como muitas imobiliárias, incorporadoras e construtoras ainda não se convenceram da importância das redes sociais, quem entra nas redes sai na frente e leva uma vantagem em relação à concorrência. Assim, ao marcar presença nas redes sociais e no ambiente web de sites e blogs, a imobiliária pode atingir clientes que não atingiria de outros modos e, além de tudo, clientes que não estão sendo alcançados pela concorrência.

Conquiste divulgação orgânica

Além disso, há sempre a possibilidade de a imobiliária, a incorporadora ou a construtora apresentar os seus serviços nas redes sociais, fornecer informações sobre promoções, contratos de aluguel e de venda, e gerar engajamento do público. Com isso, se faz menos necessário pagar para um anúncio em jornal, por exemplo, sendo possível aproveitar os recursos gratuitos de redes sociais e a divulgação orgânica gerada por compartilhamentos, curtidas e comentários. É importante, no entanto, entender e valorizar o diferencial de investir em mídias pagas, além de fotos de qualidade e anúncios completos em informações, para que o cliente se sinta realmente atraído pela oportunidade.

Usar as redes sociais no setor imobiliário é uma ótima oportunidade para tirar proveito de novas formas de comunicação e divulgar serviços, atrair prospects e interagir com o público de maneira muito mais efetiva.

Você já utiliza o recurso das redes sociais em seu negócio? Deixe sua opinião nos comentários!

One comment

MARCIO RODRIGUES DA SILVA

Estou aprendendo como usar um blog com noticias atuais e enriquecedoras com o fim de me aproximar dos meus clientes sem ser chato.

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