Dica para monitorar a performance de vendas no mercado imobiliário

Dica para monitorar a performance de vendas no mercado imobiliário

Confira algumas métricas para otimizar vendas imobiliárias

Para entender dificuldades, planejar ações de marketing e, principalmente, acompanhar e medir o desempenho de vendas no setor imobiliário, é necessário ficar atento a uma série de indicadores.

Obviamente o sucesso de vendas de um empreendimento depende do bom desempenho tanto da equipe comercial interna quanto dos parceiros de imobiliárias. Mas as métricas e dados proporcionados pelas novas tecnologias são uma excelente bússola para indicar os melhores caminhos para performance, seja em termos de planejamento, ações e resultados.

Uma boa dica é listar e monitorar os principais indicadores de desempenho:

1- Número de prospecção

Quantos prospects são impactados e contatados em um dia? É importante que a equipe de marketing e vendas consiga mensurar mensagens, e-mails, ligações, cadastros no site do empreendimento, entre outros números que indiquem quem são os clientes em potencial e aumentem as chances de fechamento de negócio, oferecendo a melhor oportunidade de venda.

2- Visitas realizadas

Para avançar no relacionamento com o prospect, o próximo passo é a conversão em visitas. Este é o momento da equipe comercial receber o cliente em potencial no plantão de vendas, ou levá-lo ao imóvel decorado, fazendo com que ele se imagine vivendo naquele espaço, e intensificando o interesse para fechar o negócio.

3- Tempo médio de resposta

Quanto tempo um cliente leva para ser conquistado pela equipe de vendas? Depois da visita, é importante saber o tempo médio de resposta tanto do cliente para o time comercial, quanto o contrário. Essa é uma fase primordial: neste momento a negociação passa a ser considerada, e por isso é importante que a equipe de vendas imobiliárias se comunique com rapidez, por diferentes canais de atendimento, como sistema de chat da incorporadora, WhatsApp, e-mail, redes sociais, ligação, etc.  

4- Total de propostas

Outra métrica importante é analisar quantas das visitas realizadas foram transformadas de fato em propostas de negócio. Esse indicador permite analisar quantas oportunidades se perderam ao longo do funil  de vendas. A partir dessa informação, é possível aplicar um feedback preciso aos profissionais para que possam ajustar técnicas, estratégias e abordagens de vendas, aumentando a performance.

5- Taxa de conversão em vendas  

Negócio fechado! A taxa de conversão de vendas comprova a capacidade do seu negócio de transformar interessados pelo seu empreendimento em compradores de fato. Essa métrica consegue unir suas ações de marketing à sua capacidade de vendas.

Por meio dela, é possível que você estipule prazos e metas, estimando quantos interessados precisam ser captados em um determinado período para atingir a sua meta de vendas.

Sua incorporadora verifica estas e outras métricas? Comente aqui quais indicadores considera mais importante.

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