Data Driven Marketing: Como usar de dados para vender imóveis?

Data Driven Marketing

Data Driven Marketing: Como usar de dados para vender imóveis?

Você realiza inúmeros esforços em publicidade online e no final das contas não entende porque suas campanhas de marketing não estão trazendo resultados em vendas e novas oportunidades?

Observa-se que este é um problema comum na realidade de várias empresas do mercado imobiliário.

A maioria dos gestores não conseguem produzir informações que dêem embasamento na tomada de decisões estratégicas, estes ficam a mercê do achismo de seus colaboradores.

Se sua empresa não for eficiente no processo comercial, seu negócio está  fadado ao fracasso, atender a clientes é a principal razão para uma empresa existir.

Neste artigo vamos apresentar sobre Data Driven Marketing ou Marketing Guiado por Dados, conceito que está sendo amplamente utilizado no mercado internacional.

O que é Marketing Guiado Por Dados

Atualmente estamos vivendo em uma era com grande quantidade de dados disponíveis.

O chamado Big Data é um grande problema de nosso século, pois se trata de grande quantidade de informações desestruturadas que ainda não temos recursos computacionais para aproveitar em sua totalidade.

As tecnologias e ferramentas para Big Data Analytics são uma grande tendência para próximos anos.

É um caminho sem volta, abaixo apresentamos um gráfico relacionando o aumento do volume de dados ao passar do tempo.

Contudo, quando trazemos para o universo empresarial, a maioria dos players não sabe o que fazer com a quantidade de dados disponíveis,

O uso de machine learning (Ramo da inteligência artificial, onde sistemas são construídos para trabalhar os dados, identificar padrões e tomar decisões, sem intervenção humana) tem o intuito de criar sistemas que produzam conhecimento a partir deste grande volume de dados.

As empresas de vanguarda investem pesado em maneiras de se obter e extrair valor da quantidade de dados disponíveis.

Quando falamos em Data Driven Marketing ou Marketing Guiado por Dados, estamos referindo em orientar seus esforços de marketing baseando-se em dados.

Assim utilizamos de recursos computacionais para captar, armazenar e processar as informações a fim de se amplificar o que está dando certo e descartar o que está dando errado.

As decisões tomadas para avanço e manutenção das estratégias devem ser baseadas nos resultados obtidos e nos experimentos criados. Assim são descartados achismos, heurísticas e quaisquer crenças não comprovadas.

Cada vez mais a perspectiva matemática é disseminada sendo colocada em ênfase para definir os rumos dos negócios.

Imagine ter informações disponíveis que lhe permitem ofertar o imóvel correto para pessoa certa com um valor e momento adequados para compra.

Por isso o Data Driven Marketing toma evidência em um mercado estabelecido por baixos investimentos no setor.

Diferença Marketing Tradicional x Data driven Marketing

No chamado Marketing Tradicional as estratégia são grande parte baseada em crenças de diretores, gestores e colaboradores com suas percepções do mercado.

Desta maneira os esforços e recursos são desperdiçados, uma vez que não são baseados em parâmetros concretos, análises e correlações de variáveis.

Com o avanço da tecnologia e quantidade de informações disponíveis é possível criar e metrificar vários padrões, antes impossíveis.

A análise de dados está tão em evidência que muitos atribuem a vitória da Alemanha sobre o Brasil por 7×1 na Copa do Mundo de 2014 à plataforma que eles utilizaram para análise de desempenho e de concorrentes.

Você provavelmente já recebeu alguma campanha de anúncios de algo que tinha interesse em comprar. Pois é, um dos principais benefícios do data driven marketing é expor seus produto e/ou serviços exatamente para as pessoas mais propensas a realizar a compra.

O princípio de toda a estratégia data driven é ir criando experimentos e, a partir dos resultados obtidos, monitorar o que realmente está trazendo resultados satisfatórios.

Medir o retorno sobre investimento é um dos principais desafios dos empresários do mercado imobiliário que investem em marketing digital.

Na metodologia Data Driven tudo é tratado como fonte de dados para acompanhamento e ajuste dos esforços para cumprir os objetivos.

A partir da análise de dados são criadas novas hipóteses para serem validadas, assim o ciclo sempre estará girando e sendo aprimorado.

Ferramentas do Data Driven Marketing

Anapro

Solução de CRM totalmente focada no Mercado Imobiliário. Atuamos a mais de 15 anos no mercado atendendo incorporadoras e construtoras de todos os portes em todo Brasil.

Entendemos o valor dos dados para o mercado imobiliário e por isso fornecemos relatórios de desempenho personalizados com poucos cliques.

Integramos com as principais ferramentas disponíveis no mercado garantindo o mapeamento dos prospects em todas etapas do funil de vendas.

Google Analytics

Google Analytics é a ferramenta do google para análise da performance do seu site.

Reúne diversas informações sobre quais são as páginas mais visitadas e quem está acessando seu website.

Hotjar

Hotjar permite entender o que os usuários estão buscando na sua página mostrando a análise visual de onde eles passaram o mouse e onde clicaram.

Faz diversas gravações sobre como foi o comportamento dos usuários com sua página, assim é possível entender e destacar os principais elementos de mudanças.

RD Station

Ótima ferramenta de automação de marketing brasileira.

O RD Station permite atrair, converter e se  relacionar com sua base de contatos de forma inteligente, simples e objetiva.

Veja Dashboards com várias análises sobre o comportamento de seus clientes com sua campanhas.

Lembramos que automação de marketing não substitui um CRM, sendo o CRM muito mais eficiente para gestão do time de vendas.

Vantagens do Data Driven Marketing

Conforme apresentamos no artigo é nítido que adotar uma estratégia baseada em dados é melhor do que uma estratégia baseada em crenças.

A compreensão melhor de para quem é feito o marketing, quando é o melhor momento de contato e qual o objetivo principal de suas campanhas estão intrinsecamente ligadas ao sucesso das campanhas.

Listamos algumas vantagens de se optar pelo Data Driven Marketing abaixo:

Segmentação do Público-Alvo

Qual cliente ideal dos empreendimentos da minha empresa?

Quais são as pessoas mais propensas a comprar os imóveis disponíveis?

Dentro das práticas de Data Driven Marketing precisamos gerar dados para definir qual público alvo está mais propenso a comprar suas peças imobiliárias.

Este perfil é constantemente acompanhado para verificar sua semelhança com os clientes reais, à medida que dados são gerados e analisados a campanha vai ficando mais refinada e assertiva.

Concentrar os esforços no que traz resultados

Já pensou em saber exatamente de onde vêm seus melhores clientes e investir somente nos melhores canais para aquisição?

Um dos principais benefícios de se adotar as práticas de Data Driven Marketing é não investir mais recursos onde não são gerados resultados.

Chega de enviar conteúdo que não é relevante para seus clientes em potencial ou investir no que os dados mostram que não traz retorno.

Foque em potencializar o que é comprovadamente benéfico, saiba o que fazer e tome decisões baseadas no resultado de experimentos.

Como aplicar Data Driven Marketing

O que conta como dado?

A primeira fase para se construir uma estratégia baseada em dados é identificar o que realmente é um dado significativo e o que não é.

Levantar dados que não contribuem em nada para estratégia é uma grande perda de tempo.

Concentre-se em primeiro identificar o que vale a pena ser levantado e monitorado.

Conheça o Anapro Analytics, uma verdadeira bússola para o mercado imobiliário.

Acompanhamento dos dados

Depois de definido quais são os principais indicadores de performance da sua estratégia, é hora de iniciar o monitoramento dos mesmos.

Estabeleça uma periodicidade para realizar mudanças, utilizando de testes A/B.

Nos momentos de revisão, defina quais novos parâmetros serão testados e as melhorias esperadas.

Somente a validação com prospects quais os pontos devem ser mantidos ou alterados dentro da sua estratégia de marketing.

Conclusão

Quanto mais você conseguir gerar dados confiáveis para embasar a tomada de decisões estratégicas, melhor para sua empresa.

Data Driven Marketing é uma forma muito assertiva na geração de novas oportunidades comerciais.

Conheça o Anapro Analytics, nossa solução que funciona como uma verdadeira bússola para o mercado imobiliário

Com ele é possível entender:

– Qual mídia ou campanha de marketing obteve melhor performance.

– Qual imobiliária e corretor que está gerando mais oportunidades de venda.

– Qual empreendimento, obteve maior número de visitas, propostas e negociações.

– Qual o tempo de médio de atendimento do cliente que deseja comprar o seu imóvel.

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