8 Dicas para otimizar sua Gestão de Vendas através do Marketing Digital

O Marketing é uma área dinâmica e por isto, em constante inovação, sempre com métodos e conceitos alinhados a auxiliar os mais diversos setores na busca pelos objetivos estratégicos ou comerciais almejados.

Cada dia mais surgem estratégias e formas de moldá-las e metrifica-las, e estar engajado nesses novos conceitos é essencial para garantir o sucesso.

Segundo Philip Kotler, o Guru do Marketing moderno: “As metas indicam aquilo que uma unidade de negócios deseja alcançar; estratégia é um plano de como chegar lá.”

Ter estratégias bem fundamentadas, são essenciais para resultados crescentes na gestão de vendas e no posicionamento da empresa no mercado. Então o que falta para colocar essas estratégias em prática?

Temos a seguir algumas dicas de como otimizar sua gestão de vendas através do  Marketing Digital e alavancar seus números de vendas.

1 – Definição de Metas

Como ponto de partida, definir metas e entender como será realizado todo o sistema de gestão é essencial para iniciar este processo.

No primeiro momento, metas realistas são essenciais para iniciar um plano de ação.

Saber quanto se pode investir, definir um perfil do seu público alvo e onde encontrá-lo é importante para direcionar conteúdos e saber em quais mídias focar.

2 – Funil de Vendas Bem Estruturado

A estruturação do funil de vendas será essencial para:

Gerar conteúdos direcionados para cada fase do funil.

Aquecer o Lead (potencial comprador).

Desenvolver uma base de “Confiança” com o Lead.

Gerar engajamento com a marca.

Tendo um funil de vendas bem estruturado é mais fácil saber em qual etapa o lead em questão se encaixa e assim, gerar uma comunicação mais assertiva e eficiente.

3 – Investir em Inbound Marketing

Pode se dizer que o Inbound marketing é quase como estender a mão quando o cliente precisa de ajuda.

Neste contexto estar presente nos meios digitais é essencial para captar esse lead e gerar maior envolvimento. Ainda mais quando ele busca uma solução e sua empresa possui o Expertising para resolver.

Disponibilizar conteúdos de acordo com cada etapa do funil em que seus leads se encontram, demonstra que a empresa se preocupa e entende as “dores” de cada lead, passando assim maior autoridade, credibilidade e empatia.

4 – Captação dos Leads

Com a necessidade de gerar conteúdos adequados a cada etapa em que seu cliente se encontra, saber como encontrá-los também é essencial para o sucesso.

Onde seu lead tem buscado as informações?

Como ele as consome e quais sites acessa?

Com qual frequência?

Tenha um perfil traçado destes leads, conheça os a fundo e se faça presente onde eles buscam informações rotineiras.

5 – Gestão dos Leads

Só gerar envolvimento não é suficiente para realizar essa aproximação, saber gerir esses leads é importante para não deixar nenhuma peça do quebra-cabeças se perder.

Com isso, quero dizer não deixar para trás nenhuma informação. Usar uma solução de CRM que ajude a organizar suas atividades e relacionamento, integrando todos os canais de atendimento é primordial para o sucesso nesta gestão.

Pensando nisso o Anapro desenvolveu uma plataforma destinada a realizar de forma eficiente a gestão desses atendimento, maximizando e agilizando suas vendas: https://materiais.anapro.com.br/anapro-crm

Ainda possui dúvidas sobre a importância de se investir em um CRM?

*Leia nossa matéria sobre como Aumentar suas vendas através de um Software para CRM: https://blog.anapro.com.br/blog/2018/08/22/crm-como-o-software-ajuda-aumentar-vendas-de-incorporadoras/

6 – Nutrição dos Leads

É importante lembrar que toda informação é bem-vinda, quanto mais souber sobre este lead, melhor para aperfeiçoar este relacionamento e a gestão de conteúdos ofertados, além de aprimorá-los para as necessidades específicas do seu público.

Tudo pode ser relevante para nutri-lo com mais informações:

saber por quais conteúdos ele se interessou

Como ele chegou até as informações, se foi por uma rede social, por busca no Google, Etc.

É importante entender como essa interação acontece e adaptar a abordagem e a forma como são ofertados os conteúdos.

7 – Esteja presente nas Redes Sociais

Marque presença nas redes sociais que são mais acessadas pelo seu público, faça posts regulares e adapte os conteúdos.

Cada rede social tem um perfil de público diferente e a forma de ofertar as informações também varia.

Uso de Hashtags, posts criativos, stories, oferecem maior engajamento com sua marca. Use as seu favor!

8 – Um site bem estruturado, como um cartão de visitas digital.

Não adianta ter uma boa comunicação se no fim seu site não possuir a mesma identidade visual que sua empresa oferece.

Manter um site mais “clean”, com informações bem estruturadas e coesas, seguindo uma identidade visual, passa a imagem de seriedade e transparência para o cliente.

*Leia nossa matéria sobre Site para Construtora e Incorporadoras: Como aumentar os resultados?: https://blog.anapro.com.br/blog/2018/09/12/site-para-construtora-e-incorporadoras-como-aumentar-os-resultados/

Concluindo:

Estruturar planos de marketing demanda tempo, investimento e muitas horas de estudos e pesquisas.

Porém hoje existem muitas ferramentas que auxiliam a direcionar essas estratégias e fomentar estratégias concretas. Com uma plataforma otimizada você une a gestão de vendas ao marketing digital de forma 100% tecnológica. Integrando informações desde a gestão de leads a gestão de marketing e investimentos em visões gerenciais gráficas e numéricas (Business Intelligence), agilizando  a tomada de decisão e maximizando resultados.

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