Como aumentar a produtividade da Gestão de Vendas?

Na era tecnológica que vivemos, tudo acontece de uma forma muito mais ágil.

Sabemos que com toda essa evolução e interatividade, a burocracia perdeu seu espaço, deixando o caminho livre para a mobilidade e interatividade poderem avançar.

Não seria diferente na área imobiliária, onde a necessidade de buscar novos métodos de gerir os processos de vendas tem sido uma constante.

Por isso, essa semana vamos falar sobre a otimização de todo esse ciclo e como isso afeta diretamente a produtividade da sua gestão comercial.

Com o intuito de destacar pontos que podem ser otimizados e aperfeiçoados, gerando assim uma influência positiva nos números de vendas.

Assim como em toda estratégia, temos que ter um ponto de partida!

Mapeamento de processos

Entender como funcionam todo os processos englobado na gestão de vendas é essencial!

Mapear como a venda acontece, todos os processos administrativos e a gestão de todas as informações é um fator importantes para entender onde estão os pontos focais do ciclo.

Com isso você vai entender:

*O que se deve melhorar

*Onde são os reais focos do atendimento

*Quais processos precisam de aperfeiçoamento.

Dominar estes pontos é de extrema importância para estruturar um plano de ação eficiente e assim definir novas estratégias para otimizar todo o processo, além de um direcionamento para como resolver qualquer problema existente neste ciclo.

E aqui estão os pontos chave!

Ferramentas:

Existem hoje no mercado inúmeras ferramentas que podem auxiliar a realizar a gestão de diversos processos, desde automação de processos de marketing, até o atendimento, simulações de propostas e gestão de documentações.

Saber o que deve ser reestruturado auxiliará para que as melhores ferramentas sejam definidas, assim a gestão se torna mais ágil.

E o que você ganha investindo em ferramentas?

Agilidade:

Hoje em dia, tudo é muito dinâmico, portanto ter ferramentas que integrem as informações são muito importantes nessa fase.

O tempo que se gasta para realizar muitos processos dentro da gestão comercial é reduzido, tornando assim todo o ciclo de vendas mais otimizado.

Assim não aperfeiçoamos somente a gestão comercial, mas sim atendimento e até o marketing digital podem ser englobados.

Integração entre os processos

Uma plataforma que funcione apenas para determinadas funcionalidades, muitas vezes não auxiliará a otimizar totalmente a gestão do ciclo de vendas.

Portanto, antes de optar por qualquer plataforma, pesquisas e testes são essenciais.

Saber se é possível integrar estas plataformas a ERP’s, por exemplo, podem realmente valer mais a pena do que uma plataforma que não é direcionada exatamente para a gestão comercial e que talvez não atenderá a demanda na sua totalidade.

Além de automatizar muito mais todo o processo, já que tudo estando integrado a necessidade de migrar de plataformas e de informações constantemente não tomará o tempo de antes.

Mobilidade:

A facilidade para se acessar as ferramentas é extremamente necessária, ainda mais quando falamos sobre gestão de venda imobiliária, quando a maioria dos contratos são fechados fora do horário comercial e geralmente aos finais de semana.

Proporcionar ao corretor a facilidade e a adaptabilidade das mesmas é essencial para garantir a qualidade do atendimento e não perder nenhuma venda, por não se adaptarem aos gadgets que estão disponíveis no momento.

Muitas vezes não se possui um desktop por perto.

Gestão de Contratos

No ramo imobiliário quem nunca teve em mãos um contrato com algum erro, que atire a primeira pedra!

Existem disponíveis no mercado sistemas que automatizam a emissão dos contratos diminuindo então os erros e adaptando a necessidade de cada etapa, gerando os já em PDF.

É imprescindível realizar uma boa gestão dos contratos e documentações, dentro de todo o ciclo de vendas.

Muitas plataformas realizam diretamente a emissão dos contratos com base nas informações vinculadas ao produto e ao cliente do processo de venda.

Análises de propostas  

Quanto tempo não é gasto numa venda com a análise de propostas até que se adéque dentro dos parâmetros do incorporador?

Dentro de uma plataforma eficiente de gestão de vendas é possível pré-estabelecer esses parâmetros, gerando autonomia ao corretor na hora da negociação, acelerando o processo e gerando maior satisfação ao cliente.

Conclusão:

Investir em sistemas que integrem todas as informações não é fácil, exige pesquisa e exige precisão.

Ainda mais em um mundo tão cheio de informações, confidencialidades e trâmites legais, que muitas vezes necessitam de aprovação e essas que necessitam agilidade para garantir a venda.

Contudo dentro da inovação tecnológica os sistemas para gestão imobiliária tem um grande espaço no mercado, com plataformas que auxiliam a tratar as vendas de forma menos burocrática e mais ágeis.

Garantindo assim a otimização de todo o processo, trazendo para cada empreendimento o aumento nos números de vendas. Que é o que desejamos, não é mesmo?

Ainda em dúvida sobre com uma plataforma pode auxiliar a aumentar seus números? Confira nosso infográfico falando sobre nossas plataformas e saiba onde elas se encaixam dentro da estratégia para alavancar seus números:


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