Tendências tecnológicas para o mercado imobiliário em 2019

Tendências tecnológicas para o mercado imobiliário em 2019

O mercado imobiliário passará por grandes mudanças em 2019, provavelmente encontrará  gestores bastante desconfortáveis com este novo cenário.

Quando nos referimos há mudanças, não falamos sobre o aumento da competição por uma fatia no mercado. Você provavelmente já sabe que a tendência de todo mercado é altas de preços e maior competitividade.

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, e isso é um caminho sem volta. Atrair clientes pela internet não é novidade para ninguém.

Estamos em uma era que muitos pleiteiam estar na crista da tecnologia, mas poucos sabem o que isso representa de verdade. Todo os dias surgem novas buzzwords e novos “gurus” propondo soluções “simples” para questões complexas, como se ao adquirir um software  resolveria todos problemas da sua empresa .

Nós do ANAPRO acompanhamos há mais de 15 anos as últimas tecnologias para o mercado imobiliário, incorporando com seriedade o que há de mais moderno e as melhores práticas em nossas soluções.

No texto abaixo objetivamos esclarecer ao leitor sobre as principais tendências tecnológicas para ficar de olho em 2019:

Augmented Analytics

Há algum tempo estamos produzindo muito mais informação do que temos capacidade de processar. Estes dados são produzidos em grande volume, sendo altamente variáveis e complexos.

Imagine quanta informação seus clientes fazem upload na internet, através de mídias sociais e outras plataformas diariamente?

Ou até mesmo quanta informação você dispõe na sua empresa, em tabelas antigas, papéis, videos, audios, etc?

Quando pensamos na capacidade humana de processamento seria impossível analisar todas estas variáveis, mas o avanço da capacidade computacional e estatística possibilita extrair valor de onde jamais pensamos.

O termo Augmented Analytics quer dizer “Analytics Aumentado” em sua tradução literal, este foi apontado pela consultoria Gartner, como uma das principais tendências para os negócios em 2019 .

Os relatórios e dashboards “padrões” já não são mais o suficiente para a atual conjuntura.

De acordo com a consultoria, o “Analytics Aumentado” vai mudar drasticamente a capacidade analitica das empresas, utilizando de inteligência artificial para otimizar como os dados são desenvolvidos, consumidos e distribuídos.

Os insights produzidos utilizando desta metodologia,  transformarão completamente as tomadas de decisões dentro das empresas, sendo utilizado em diversas áreas, beneficiando tanto nível operacional e principalmente  o estratégico.

Desenvolvimento de Negócios com IA (Inteligência Artificial)

Outra grande tendência para 2019 é que os algoritmos inteligência artificial entrem para auxiliar o setor de desenvolvimento de novos negócios.

Existem rumores que a Netflix, já produza todos seus filmes com o auxílio de I.A, os algoritmos são responsáveis por dizer quem são os atores, qual será o tema e a história, os roteiristas apenas garantem que o escopo proposto seja cumprido.

Devido a capacidade de conseguir processar informações complexas e aprender com elas, os algoritmos tem se saído muito melhor que os humanos quando falamos em prever o futuro baseado em padrões.

É possível utilizar diversas abordagens como o de aprendizagem não supervisionada, que possibilita agrupar e prever o comportamento de pessoas analisando-se seus dados disponibilizados online.

Imagine poder prever, com extrema precisão, quais serão os resultados obtidos com um lançamento imobiliário?

Ou maximizar os recursos gastos com publicidade, oferecendo seus lançamentos para quem está estatisticamente mais propenso a comprá-los?

Sabemos que a maioria das empresas já vem planejando se modernizar e incorporar IA. em algum de seus setores nos próximos anos.

Neste texto trazemos algumas explicações básicas sobre como começar um projeto complexo de tecnologia na sua empresa.

Mudanças nos mecanismos de buscas

A internet está ficando saturada, de acordo com a pesquisa realizada pela Netcraft, existem 1.805.260.010 bilhões páginas na web, isto equivale a quase 4 páginas por pessoa no mundo.

A empresa Moz, faz um acompanhamento das mudanças no algoritmo do google nos últimos anos, você pode verificar todos eles clicando aqui.

Além do fato da web estár ficando saturada, o comportamento de buscas dos usuários está mudando drasticamente.

De acordo com a ComScore, 50% das buscas online serão feitas através de voz até 2020, seus anúncios já estão otimizados para a era das buscas por voz?

O gráfico abaixo, elaborado pela CompaingLive, observamos que as buscas de voz contém mais palavras do que buscas feitas através de texto.

Eles também fizeram um comparativo relacionando algumas palavras com o nível de interesse do cliente por algum produto que procura, veja abaixo:

Otimizar suas páginas para serem reconhecidas em buscas por voz, é uma tarefa que todos empresas terão de fazer, por que não tomar a dianteira?

O Problema

A maioria dos empreendedores já entenderam a necessidade de incorporar projetos de tecnologia ao seu negócio, sendo que a maioria acompanha de perto as mais novas tendências

Porém, na hora de colocar a “mão na massa” as coisas são completamente diferentes, face aos desafios reais, as coisas se distanciam muito dos planos idealizados.

A verdade é que a empresa precisa de certa maturidade em relação aos seus processos e dados para poder implementar propostas mais complexas.

As construtoras e incorporadoras do Brasil ainda estão longe do grau de digitalização comparado ao mercado internacional.

Observamos gestores insistirem em manter informações sobre seus clientes em tabelas de excel e papéis, mesmo que diariamente, tempo e recursos sejam desperdiçados e oportunidades perdidas.

Abaixo vamos apresentamos dicas para começar um projeto de tecnologia na sua empresa.

  • Estruturação dos dados

No primeiro momento a empresa deve pensar em organizar seus dados.

Empresas que fazem seu gerenciamento utilizando excel, experienciam grandes problemas para gerar relatórios de forma rápida e assertiva.

Muito tempo é desperdiçado em manutenção das planilhas, além das dificuldades vivenciadas na obtenção de novos dados.

O primeiro passo da empresa deve ser entender seus processos e tentar automatiza-los utilizando de softwares disponíveis no mercado, como um CRM, VENDAS, ERP, entre outros.

Escrevemos um outro artigo falando exclusivamente sobre o CRM e como este software pode ajudar construtoras e incorporadoras, clique aqui para ler.

Estes ajudarão a manter suas informações em uma estrutura confiável, onde se consiga gerar insights das informações, além de colaborar com a governança dos dados e a gestão colaborativa.

Ciência de dados

Grande parte das atividades do cientista de dados contemplam a estruturação da informação com a finalidade de se extrair ao máximo possível de seus potencial.

São os cientistas de dados que estão desenvolvendo os algoritmos de inteligência artificial citados neste artigo.  

É este o profissional mais adequado para orientar sua empresa no caminho da maturidade com seus dados e processos.

No Brasil e em todo mundo faltam estes profissionais no mercado de trabalho, sendo que muitas empresas contratam uma consultoria por não possuírem condições de manter este profissional em seu quadro trabalhista.

Conclusões

Neste artigo citamos vários pontos importantes das inovações que estão por vir em 2019.

Se sua empresa ainda está engatinhando neste universo, não se preocupe, inicie com paciência a galgar os degraus rumo a maturidade dos dados.

Revise o quanto seus anúncios para que sejam otimizados para buscas por voz.

Caso queira conhecer um pouco mais sobre nossas soluções,clique aqui.

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