Porque o mercado imobiliário deve investir na automação de vendas?

Vender é crucial para qualquer negócio, isto é óbvio em todo ambiente corporativo.

Contudo, à medida que os clientes se transformam, eles tornam o cenário das vendas cada vez mais imprevisível e desafiador.

Segundo a consultoria de Mark Wayshack, 61% dos vendedores consideram as vendas  hoje muito mais difíceis que há 5 anos atrás.

A complexidade do mundo aumentou, provavelmente você está empenhando cada vez mais tempo tentando se emparelhar com as últimas dicas e tendências.

Isto reduz o tempo que poderia ser dedicado a realização de atividades mais importantes para os resultados de sua empresa.

De acordo com uma pesquisa realizada pela EY (Ernst & Young) mais da metade dos gestores entrevistados está trabalhando mais do que 40 horas semanais e aproximadamente 40% deles afirmou que o número de horas trabalhadas cresceu consideravelmente nos últimos cinco anos.

Como simplificar suas atividades e de sua equipe?

Sabemos que manter atualizado tudo que deve ser mensurado é um trabalho complicado, cansativo e extenso.

Ainda assim, muitos preferem continuar com processos manuais desperdiçando o tempo de sua equipe e aumentando os custos.

Neste artigo explicaremos porque o mercado imobiliário deve investir na automação de vendas.

Porém, antes precisamos esclarecer alguns pontos em que muitos gestores erram ao iniciar este tipo de projeto.

Automatizar não é deixar impessoal

Infelizmente existem pessoas que tem aversão a implementar projetos de tecnologia, estes continuam a acreditar que realizar tarefas “a moda antiga” é a melhor opção.

A verdade é que a sociedade está ficando cada vez mais acostumada com o autoatendimento, é possível observar isto com a digitalização de diversos tipos de serviços.

De acordo com estudos realizados pela Hubspot, vendedores passam apenas um terço do seu tempo conversando com prospects. Eles passam 21% do tempo enviando mensagens, 17% do tempo entrando com dados, outros 17% pesquisando e tentando achar novos contatos, 12% em reuniões internas e 12% agendando conversas.

Ao automatizar as tarefas não relacionadas propriamente as vendas conseguimos melhorar estes indicadores, como veremos mais à frente neste artigo.

Automatizar as tarefas vai resolver todos os problemas

Embora a aplicação de tecnologia nos processos promova o aumento de resultados em diversos aspectos, conhecemos gestores que “romantizam” o que é possível ser realizado com o estado da arte atual.

O processo de vendas imobiliárias é extremamente mutável e dinâmico, um imóvel é uma aquisição que se faz poucas vezes na vida, sabemos do longo ciclo de vendas em nosso mercado.

Como citamos no artigo, Como a tecnologia pode auxiliar as construtoras e incorporadoras aumentarem seus resultados: Tecnologia que não gera resultados não serve para nada.

Antes de todas ferramentas tecnológicas existem pessoas, ao contratar uma solução para gestão de sua equipe de venda, você deve garantir estar fazendo a melhor opção.

Não adianta obrigar seu time a utilizar uma solução que complique ainda mais sua rotina, assim a situação só irá se tornar pior.

Nós mapeamos os principais problemas enfrentados pelo time de vendas de construtoras e incorporadoras, identificando os gargalos e pontos de melhoria na finalidade de promover uma solução especializada ao segmento.

Estamos há mais de 15 anos no mercado e entre nossos clientes estão grandes players do mercado, converse com um de nossos consultores e saiba mais sobre a solução clicando aqui.

Agora apresentamos as principais vantagens de se investir na automação de vendas.

Previsibilidade

74% das empresas não fazem uma boa gestão dos seus indicadores de vendas. (Sales Hacker, 2018)

“Se o homem não sabe para onde está indo, qualquer vento lhe será favorável”

A gestão dos indicadores são cruciais para apontar se sua empresa está alcançando os objetivos propostos.

Sem indicadores fica praticamente impossível prever os resultados futuros, deixando o empreendedor a mercê das oscilações do mercado.

A previsibilidade de receita é a garantia de segurança para uma empresa fazer investimentos e expandir.

Ao automatizar seus processos você passará a ter indicadores mais assertivos, uma vez que são reduzidas as atividades manuais.

Agilidade

Quando falamos em automações, logo pensamos em deixar os processos mais velozes e simples.

Tudo bem que isto acontece, mas muitos não dão a devida atenção na agilidade de atendimento aos clientes.

As pessoas estão mais impacientes, e o tempo de resposta é um fator levado cada vez mais em conta.

Remover bloqueios, facilitando a jornada para o contato mais rápido com sua equipe certamente aumentará o número de prospects em sua pipeline.

Entregar valor ao cliente em um curto intervalo de tempo é uma possibilidade através da automação de algumas tarefas do processo de vendas.

Confiança

A pesquisa feita pela Sales Hacker em 2018 aponta que: 94% dos gestores não confiam totalmente nos dados dos seus indicadores.

É imprescindível ter confiança nos dados em mãos, do contrário estas informações não servem para nada e provavelmente estão apenas gerando gastos.

Ao automatizar o processo são garantidas melhorias e padronizações nas atividades, refletindo no aumento da confiança sobre os resultados da equipe

Agora que citamos os principais pontos para se investir na automação de vendas, trataremos sobre como iniciar esta jornada.

Entenda qual melhoria deseja promover

Como citamos acima, não seja um fanático acreditando que a tecnologia resolverá todos seus problemas.

Se você não entende as atividades de sua equipe, será impossível obter o sucesso com qualquer solução implementada.

Antes de iniciar qualquer projeto é necessário verificar se a solução se ajusta aos problemas vivenciados por seu negócio.

Nossos consultores são especialistas em identificar a maturidade tecnológica do seu time de vendas, auxiliando em seus próximos passos, você pode conversar com um deles clicando aqui.

Invista em ferramentas

Ao entender qual problema deseja resolver e qual solução se adequa a sua realidade, não tenha medo de ir em frente e implementá-la.

Muitos projetos terminam sem mesmo sair do papel, se não for realizado ao menos um teste, não há possibilidade de identificar quais soluções trazem resultados e quais não.

Todos os dias são desenvolvidas novas tecnologias propondo resolver alguma dor de mercado, é necessário ficar atento com aventureiros.

Investigar a história de empresa e solicitar os cases de sucesso é uma boa forma de comprovar qual empresa realmente está promovendo benefícios.

Não desista

Ao tentar implementar uma mudança na rotina de uma empresa, iremos enfrentar diversas objeções.

Quando as pessoas estão em sua zona de conforto tendem a ter aversão a mudanças.

Neste momento o mais importante é esclarecer com o time os benefícios que as modificações irão propiciar a curto, médio e longo prazo.

Conclusão

Neste artigo tratamos sobre os motivos para investir em automação de vendas, esclarecendo alguns mitos e fornecendo dicas para o início de projetos desta natureza.

Lembro que este é um processo singular, muitas vezes o que traz resultado para algumas empresas não irá propiciar os mesmos benefícios para outras.

Portanto, busque uma solução que se encaixe com a realidade de seu negócio

Conte-nos suas experiências e/ou deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários.

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