O que são metas S.M.A.R.T.S e porque utilizá-las ?

Administrar e fazer uma incorporadora expandir não é uma tarefa simples.

Refletindo sobre a última década, este mercado sofreu oscilações em maior escala que os demais.

Dado um contexto de incerteza, estabelecer metas para o crescimento do negócio é uma tarefa extremamente complexa, portanto é necessário adotar uma abordagem que forneça os recursos necessários para esta atividade.

Neste artigo pretendemos apresentar a metodologia para criação de metas SMART, amplamente difundidas ao redor do mundo.

O que são Metas SMART?

Meta SMART é uma ferramenta criada por George Doran em seu livro: There’s a S.M.A.R.T way to write Management Goals and Objectives (Existe um jeito melhor de escrever objetivos e metas gerenciais, na tradução literal), publicado em 1991.

Doran acreditava que a maneira que os gestores e empresários definiram suas metas era  pouco assertivo, uma vez que estes se confundiam ao escrever os resultados que desejavam alcançar.

O nome SMART vêm do significado das sílabas que formam a palavra em inglês: S de Specific (Específicas), M de Measurable(Mensuráveis), A de Achievable(Atingíveis), R de Relevant(Relevante), T de Time-Based(Temporais).

Ao estabelecer objetivos baseados nestes critérios, estamos criando metas do tipo SMART, como você pode observar trata-se de um método bastante simples, podendo ser aplicadas para atingir objetivos corporativos, profissionais, pessoais, individuais ou coletivos.

Specific / Específicas

Para criar uma meta baseado no conceito SMART o primeiro passo é definir um objetivo específico.

Segundo Doran, “Aumentar as Vendas”, “Crescer a empresa” são objetivos bastante genéricos para serem definidos como meta, dificultando para que o time se comprometa assim como para metrificar se os mesmos estão sendo atingidos.

Na metodologia os resultados que se deseja alcançar devem ser definidos de forma direta, sem margem para subjetividades.

Voltando ao exemplo, enquanto “Aumentar as vendas” não é um bom objetivo, “Aumentar as vendas em 10% em dois meses” é tanto quanto melhor.

O segundo apresenta um marco para que os avanços sejam mensurados e traz a dimensão do benefício que se deseja atingir, permitindo que as ações sejam planejadas de forma mais realística

Measurable/ Mensurável

Como apresentamos acima, definir metas mensuráveis permite o gestor acompanhar o progresso e verificar se os objetivos estão sendo alcançados.

Não adianta de nada colocar em ação um planejamento com qual não existe a possibilidade de medir o que está dando certo ou errado.

Muitas vezes, por mais específica que seja a meta definida, as pessoas irão se confundir na hora de acompanhar o andamento das mesmas.

Ao planejar previamente como será metrificada a jornada em prol do objetivo, prevenimos que exista um dado tangível, que aponte o sucesso ou fracasso, ao final do período estipulado

Achievable / Alcançável

Quantas vezes observamos equipes com metas que fogem da realidade do negócio?

Por mais que seja de seu interesse objetivos como “duplicar sua empresa em 1 ano”, muitas vezes isto não condiz com a realidade do negócio ou do mercado que está inserido.

Estipular metas alcançáveis motiva o time a correr atrás dos objetivos, pois as pessoas se comprometerão a cumprir o que foi estipulado, uma vez que é possível fazer acontecer.

Enquanto bater uma meta é algo positivo psicologicamente, trabalhar para cumprir metas impossíveis é algo que gera frustração e desengajamento.

Para definir uma meta alcançável o gestor deve ser sincero quanto a realidade da empresa e os recursos disponíveis, observando os pontos fortes e fracos da equipe. Isto é um exercício extremamente positivo para autoconhecimento e fortalecimento dos laços no ambiente corporativo.

Relevant / Relevante

De que adianta mobilizar sua equipe para alcançar um objetivo que não tenha valor nenhum para empresa?

É psicologicamente comprovado que as pessoas se sentem muito mais engajadas ao trabalhar para atingir metas que realmente causem impacto no ambiente que convivem e  estejam alinhadas com seus objetivos pessoais.

É importante salientar que as prioridades do gestor nem sempre são as mesmas que a equipe, portanto é necessário propor objetivos que estejam alinhados com a visão de todos os envolvidos sobre o que é relevante para o momento.

Time-Based/ Temporal

A meta que não está vinculada a nenhum um prazo de entrega é uma grande porta para procrastinação.

Pense em sua vida pessoal, quantos objetivos se perderam pois não foi estipulado um período de tempo para que sejam cumpridos?

No mundo dos negócios não é diferente, as pessoas precisam de uma data para que sejam apresentados quais foram os avanços.

isto não significa que seu cronograma não possa sofrer os devidos ajustes, mas é importante que esteja claro para todos quais são os próximos passos e quanto tempo é esperado para caminha-los.

Porque o mercado imobiliário deve utilizar metas SMART?

O grande diferencial das metas SMART se encontra em garantir o foco nos objetivos estabelecidos.

Uma vez que são acordadas com o time metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais, os colaboradores se sentirão muito mais comprometidos em bater esses resultados.

Nada pior do que estar em uma empresa onde as pessoas são cobradas a produzir mais, porém não compreendem os fundamentos desta cobrança.

Transparência é uma característica cada vez mais valorizada por funcionários Top Performers, que buscam uma empresa cujo os propósitos pessoais estejam alinhados com os corporativos.

Esta é uma metodologia que gera resultados já comprovados, por que não testar em sua empresa?

Em outro artigo, falamos sobre: Como aumentar a produtividade na gestão de vendas, você pode ler clicando aqui.

Conclusão

Neste artigo, apresentamos os conceitos das metas SMART, uma ferramenta simples e eficaz para planejamento e controle empresarial.

Traçar metas claras e objetivas, aproximará sua equipe dos resultados esperados.

Fuja de objetivos genéricos e subjetivos e comece a pensar com a metodologia SMART.

Esperamos ter ajudado a esclarecer acerca do tema.

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