E-mail marketing: Saiba a importância dessa automação para seu negócio.

Por muito tempo o e-mail marketing foi sinônimo de spam, com abordagem invasiva e não muito eficiente para atingir o público-alvo das marcas e empresas.

Atualmente, é uma excelente ferramenta para o marketing digital e inbound marketing. Grande parte dos adultos têm endereços de e-mail e os utilizam para contatos profissionais ou com familiares e amigos.

As ferramentas de automação de marketing possibilitam a criação de estratégias para entregar as mensagens corretas, no momento adequado, e para as pessoas que estão interessadas em recebê-las.

Desta forma, o e-mail marketing pode ser uma ótima estratégia digital para aumentar as possibilidades de negócios e melhorar o relacionamento com os clientes.

O que é o e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma forma de comunicação entre empresa e seu público. Antigamente, essa ferramenta era vista como um canal de comunicação em massa, no qual eram enviadas mensagens aleatoriamente para longas listas de e-mails e, por isso, a prática era considerada uma comunicação invasiva.

Entretanto, o e-mail marketing evoluiu e hoje é utilizada como uma das melhores maneiras de estabelecer uma comunicação pessoal e direta com consumidores ou parceiros.

Por que utilizar o e-mail marketing?

Embora as redes sociais sejam a aposta mais atual nas estratégias de marketing para a venda de serviços ou produtos, como uma lâmpada fluorescente 40w, por exemplo, o e-mail pode ser bastante eficaz para aumentar a relevância de uma marca entre os seus contatos. 

A coleta de endereços de e-mail e a elaboração de uma estratégia de e-mail marketing têm como principais benefícios:

  • Aumento significativo do alcance das ações de marketing online;
  • Alcance previsível, em comparação com visualizações em redes sociais;
  • Mensagens que permitem formatos diferenciados, personalizados e flexíveis;
  • Demanda pouco investimento: domínio, ferramenta e uma pessoa para execução;
  • Possibilita retorno financeiro, aumentando as oportunidades de negócios.

Vale a pena ressaltar a importância de os empreendimentos de diversos setores escolherem uma ferramenta de e-mail marketing que atenda a todas as necessidades das estratégias. Independente da escolha, o investimento representa uma boa perspectiva de retorno financeiro, já que possibilita a geração de um bom volume de receita com a venda de serviços ou produtos.

Qual é o papel do e-mail marketing?

Quando uma pessoa compartilha o seu endereço de e-mail, concede permissão à empresa especializada em projeto de segurança contra incêndio, por exemplo, para enviar mensagens diretamente em seu correio eletrônico, dando abertura para um relacionamento e troca de informações sobre o segmento que a empresa atende. É pelo e-mail que a maioria das pessoas mantém contato com colegas de trabalho, amigos e familiares.

Portanto, em uma estratégia de marketing, o e-mail contribui para uma comunicação mais próxima do consumidor, quase sempre com tom pessoal, o que pode contribuir para aproximar a marca do seu público-alvo, entre outras funções abaixo:

Engajar os leads

Quando fornece o endereço de e-mail, a pessoa quase sempre espera um contato da empresa. Depois, a estratégia de e-mail marketing deve prever a manutenção de um relacionamento constante com a base de contatos da empresa. No serviço de aluguel de van com motorista, para exemplificar, o engajamento de leads com conteúdos relevantes relacionados ao assunto aumenta as chances lembrarem da marca e se tornarem clientes no futuro, contratando esse serviço para suas empresas.

Promover conteúdos

Em conjunto com ações de marketing de conteúdo, como a criação de blogs, o e-mail marketing pode auxiliar na divulgação e promoção de postagens, textos, vídeos, fotos, entre outros conteúdos previstos nas estratégias. Uma prática bastante comum é o envio de newsletter, que pode ajudar a aumentar a visibilidade do blog e contribuir para a sua autoridade na internet.

Nutrir e educar os leads

A nutrição de leads é uma estratégia importante para que as pessoas sigam para os próximos estágios do processo de compra de qualquer tipo de produto, como rótulo adesivo, por exemplo. Para isso, a aposta é a criação de conteúdos informativos, com função de educar os possíveis clientes sobre o item e estreitar o relacionamento com eles.

O e-mail marketing permite o envio de mensagens personalizadas. Elas também são enviadas no momento certo, por meio da automação, quando os usuários cadastram o e-mail ou realizam determinadas ações nos sites das empresas.

Vender

As empresas que vendem produtos ou serviços diretamente para os consumidores também podem investir em e-mails com ofertas ou promoções para impulsionar as vendas.

Hoje em dia, as ferramentas de automação de e-mail marketing permitem a criação de mensagens estimulando transações com apenas um clique, com pagamento feito pelo celular. Portanto, os empreendedores devem aproveitar as estratégias para divulgar seus produtos ou serviços, como a troca de óleo de câmbio automático de automóveis.

Se relacionar com os consumidores

O ideal é que as empresas mantenham um relacionamento com os clientes mesmo após as compras. As estratégias devem continuar no sentido de utilizar esse canal para o envio de conteúdos relevantes, além de promoções e ofertas especiais.

Que tipos de e-mail utilizar na estratégia?

A montagem de uma campanha de e-mail marketing de sucesso tem início com a compreensão dos diferentes tipos de e-mail que uma empresa pode enviar para os seus contatos. 

Para enviar e-mails de qualidade que garantam a efetividade das estratégias, algumas dicas práticas podem ajudar, como: escrever textos curtos; usar a linguagem adequada para a persona; e estabelecer um tom coerente de conversa, criando um diálogo bilateral.

Dentre os principais tipos de e-mail que podem ser utilizados nas estratégias destacam-se:

Atualizações de blog

Quando a empresa aposta em estratégias de marketing digital, certamente também tem um blog ou site relacionado aos produtos ou serviços que vende. Nesse caso, é interessante que os contatos de e-mail sejam informados quando houver conteúdos novos sobre painel tecido sublimado e outros produtos relacionados, caso seja o ramo da empresa, por exemplo. Os conteúdos educam os consumidores em potencial e contribuem para criar identificação com o produto ou marca.

Além de aumentar a interação com os leads, a promoção de conteúdos relevantes aproxima a marca do consumidor e ajuda a aumentar a visibilidade do veículo.

Newsletter

É bastante comum que as empresas enviem e-mails com atualizações mensais ou semanais para os seus contatos, contendo postagens de destaque do blog, notícias relevantes sobre a empresa ou sobre o mercado em que ela se insere. 

Entretanto, para que seja lida, é fundamental a criação de uma newsletter com personalidade própria e conteúdos relevantes. Ao inserir links, o leitor poderá acessar o site e saber mais sobre os assuntos e conhecer mais sobre o produto ou empresa.

Convites para eventos

A promoção de um evento é um dos grandes desafios das organizações, que podem contar com o e-mail marketing como forma de chegar ao público e atraí-lo. Para conquistar a atenção da audiência, é preciso que a mensagem apresente de forma clara a importância da participação de lançamentos de papel de parede para cozinha, por exemplo, incluindo todas as informações necessárias e demonstrando o quanto é relevante para designers, promotores de eventos e, até mesmo, para o público geral. Também devem ser incluídos links para inscrição ou compra de ingressos.

E-mails para nutrição de leads

Dependendo da ação que uma pessoa fizer no site ou blog, ela pode ser inserida em um fluxo de nutrição. O fluxo respeita uma série de conteúdos relevantes e segmentados, que auxiliam o consumidor em potencial a caminhar pelo processo de compra até a decisão final.

Portanto, ao identificar um grupo de pessoas que demonstram interesse em assuntos como a higienização de ar condicionado automotivo, é possível nutrir o relacionamento com mais conteúdos relacionados, aumentando a autoridade da empresa.

Como começar uma estratégia de e-mail marketing?

Além de conteúdos informativos e pessoas capacitadas para elaborar uma estratégia, o e-mail marketing depende quase que unicamente de uma ferramenta para o disparo de e-mails em massa, a chamada automação.

Existem ferramentas com versões gratuitas disponíveis no mercado, indicadas principalmente para iniciantes na área. Mas há uma variedade de softwares fáceis, intuitivos e com capacidade para atender às demandas de diferentes segmentos de negócios.

Outra opção é a utilização de ferramentas completas para a automação de marketing, que também realizam funções como a gestão de redes sociais, lead tracking, gestão de postagens em blogs, entre outras atividades.

Também vale a pena ressaltar que a compra de listas de e-mails não é recomendada, porque possibilita o envio de mensagens para pessoas que não autorizaram o recebimento. Assim, a empresa pode prejudicar a sua imagem, além de investir esforços em uma estratégia ineficaz. 

A construção de uma lista de e-mails e de estratégias de marketing relacionadas às caixas de mensagens demandam tempo e esforço. Entretanto, a contratação de profissionais qualificados e com experiência na área pode facilitar os processos para os empreendedores ou gestores.

Um bom planejamento de estratégia de e-mail marketing leva em consideração aspectos relacionados aos objetivos de cada campanha, características sobre a persona, a natureza do conteúdo a ser enviado e a frequência ideal de envios. Com todas essas etapas aplicadas, é possível estruturar uma boa estratégia de e-mail marketing que resulte em diferencial competitivo para negócios de diversos segmentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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