3 Dicas de Inteligência Comercial para a área imobiliária

Estar um passo à frente no mercado competitivo é o que garantirá sucesso nas vendas e nas estratégias comerciais.

Por isso investir em Inteligência Comercial tem sido um foco das empresas que desejam inovar.

Com o mercado imobiliário aquecendo novamente, “players” otimistas e as engrenagens girando a pleno vapor na era da “Transformação Digital”, falar sobre metodologias eficientes de vendas e tecnologia é o grande interesse de muitas vertentes nesta área.

E nas situações atuais, falar sobre estratégia é falar também sobre dados, dados que vão embasar de fato o planejamento e toda a estratégia para então alavancar seus resultados.

  • Planejamento e segmentação de dados

Entender o público com o qual se vai trabalhar, estipula diversos parâmetros para começar a moldar a gestão comercial desse novo negócio, realizar a administração de informações de maneira eficiente é primordial para começar com o pé direito.

O planejamento de como as informações serão geridas deve estar muito bem alinhado com as ferramentas que se necessita e com os objetivos que deseja atingir com as estratégias utilizadas para fazer o negócio evoluir.

Essas bases estando alinhadas e bem desenhadas traduzem-se números mais eficientes. 

A coleta de informações é essencial para saber onde se deve investir tempo e dinheiro de fato, porém saber realizar o gerenciamento dessas informações também é um fator fundamental para o sucesso de qualquer planejamento.

E o segredo da eficiência da estratégia aqui é ter disponível um bom CRM, que de fato atenda toda a sua gestão e possua funcionalidades específicas para a área na qual sua empresa atua.

Centralizando esses dados o próximo passo é filtrar essas informações de acordo com seus níveis de importância e conseguir visualizar de forma ampla e simplificada tudo que está acontecendo nas plataformas que são utilizadas dentro da empresa.

  • Sinergia entre ferramentas e Ciclo de gestão 

Ter boas ferramentas disponíveis e entender de forma eficiente onde essas ferramentas de fato fazem a diferença é essencial, para saber como escolher qual a melhor para implantar na sua empresa.

Saber como essas ferramentas implementam e compõe a gestão, facilita o mapeamento de informações relevantes na hora de aprimorar as ações realizadas.

Essas ações, por sua vez influenciam diretamente na abordagem do cliente, oferecem maior segurança e viram dados estratégicos no final de cada atendimento.

Possibilitando assim dados reais sobre todos os pontos que necessitam de gerenciamento.

  • Análise de Indicadores (KPI’s e KSI’s)

KPI = Key Performance Indicator (indicador chave de desempenho).

KSI = Key Success Indicator (indicador chave de sucesso).

Não são nada além de indicadores específicos, possibilitando medir a eficiência de campanhas, ações ou estratégias adotadas.

No meio de um mundo vasto de dados, segmentar essas informações se torna a maneira mais eficiente de entender quais ações são mais eficientes ou se só drenam energia e verba equipe, que poderiam estar sendo melhor direcionada para uma estratégia com desempenho mais elevado.

E como ter esses indicadores?

Investindo em ferramentas que centralizam todos esses dados, todos os bons CRM’s tem ao menos um relatório com esses resultados, bons ‘softwares’ e mais segmentados como o ANAPRO ofertam relatórios estáticos e painéis dashboards interativos, facilitando assim a concentração dessas informações e a visualização desses indicadores de acordo com os interesses de cada gestor, como:

  • Potencial de consumo, 
  • Previsão de perdas de clientes, 
  • Previsão de risco de crédito 
  • Custos nas buscas pelos clientes, etc.

Conclusão

Por isso ter uma gestão eficiente pode se basear na ideia de ter dados muito bem estruturados e maior controle, sendo assim a utilização de ferramentas certas e empenho da equipe para que tudo funcione dentro dos conformes é a garantia do sucesso!

Dado é informação, e conhecimento é inteligência e decisão.”(https://www.eosconsultores.com.br/o-que-e-inteligencia-comercial/)

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