7 Erros cometidos ao anunciar imóveis nas redes sociais

De nada vale estar presente nas redes sociais se não souber desfrutar de todas as vantagens para aumentar seu potencial de venda. 

Os anúncios em mídias digitais são uma das opções de publicidade mais populares nos dias atuais.

Pensar em uma estratégia para anunciar imóveis nas redes sociais pode ser o que falta para você ampliar suas conversões.

Primeiramente, sabemos o tamanho do desafio quando falamos do mercado imobiliário.

Além de um importante investimento do consumidor, demanda também uma decisão que vai ter impactos durante alguns anos de sua vida.

Por isso, ele precisa confiar no vendedor.

A boa notícia é que os anúncios podem ajudar em muito a construir autoridade e fortalecer a sua relação com possíveis clientes, o que aumentam suas chances de venda.

No entanto, ainda há muitas pessoas que o experimentam e não atingem os resultados esperados.

Neste post, vamos ver alguns dos erros mais comuns cometidos em anúncios de imóveis nas redes sociais.

Como todos sabemos, o mundo não é feito apenas de acertos e sucessos. Todo bom gestor e empreendedor sabe que as falhas, os defeitos e os erros acontecem e fazem parte do processo.

A importância de errar

No campo dos erros há sempre cuidados que podem ser tomados, para que eles não sejam comprometedores para o futuro de uma empresa.

O jogo de tentativas e erros que experimentamos desde muito cedo na vida é a base para o conhecimento de si e do mundo. Errar faz parte do processo de amadurecimento.

Mais da metade dos profissionais de marketing que usam as mídias sociais há pelo menos dois anos afirmam que isso os ajudou a melhorar as vendas. (Social Media Examiner, 2015) 

Pensando nisso, separamos uma lista com alguns erros comuns que você pode estar cometendo ao anunciar imóveis nas redes sociais e podem estar dificultando suas conversões.

Ao final deste post, você terá uma visão clara do que precisa ser feito caso queira melhorar seus anúncios nas redes sociais.

Afinal de contas, com a importância das redes sociais para o mercado imobiliário, devemos sempre estar atentos às transformações tecnológicas.

Principais erros cometidos

  1. Segmentação inadequada

Uma das principais razões pelas quais os anúncios de imóveis nas redes sociais não convertem em resultados é a segmentação inadequada.

Do que adianta ter um anúncio incrível se ele for exibido para consumidores que não se interessam por ele?

Se você não está interessado em comprar ração para gatos, por exemplo, mas vê um anúncio mal segmentado promovendo uma marca de ração, você não vai mudar de ideia só porque o anúncio é incrível.

Portanto, conhecer os traços e características do seu consumidor ideal vai te dar a oportunidade de configurar seus anúncios para que sejam exibidos para as pessoas certas.

Considere investir algum tempo na criação de uma persona do possível comprador.

  1. Falta de supervisão e acompanhamento

Outra falha bem comum no uso das redes sociais para anunciar imóveis é não supervisionar, acompanhar e monitorar os anúncios.

Isso significa não apenas acompanhar as postagens, mas também criar uma dinâmica de monitoramento das postagens dos anúncios, de modo a obter informações sobre os potenciais clientes, evitando perder vendas.

Além disso, existem também estratégias que demandam algum investimento. Pensando nisso, selecionamos duas métricas importantes que você deve acompanhar em suas estratégias com anúncios em redes sociais:

  • O CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

Para calcular quanto você deve investir para adquirir um cliente novo, basta dividir todos os custos empregados para conquistar consumidores pelo número de clientes conquistados no período em que o dinheiro foi gasto.

  • O ROI (Return on Investment)

O ROI é o índice de retorno sobre investimento (return on investment). É utilizado para identificar qual foi seu retorno financeiro ao investir em estratégias para anunciar imóveis nas redes sociais. A fórmula para calcular é:

ROI = (ganho obtido – valor do investimento) / valor do investimento.

  1. Não usar uma landing page

Se você está investindo em anúncios e está anunciando um imóvel pelas redes sociais apenas para mandar os visitantes de volta a uma página genérica, não está aproveitando seu dinheiro para os anúncios ao máximo.

Não é provável que seus visitantes irão gastar tempo procurando por todo o seu site pelo imóvel que você ofereceu em seu anúncio. Em vez disso, vão apenas sair.

Para aumentar sua taxa de conversão, você precisa garantir a conexão entre mensagem e oferta utilizando uma landing page dedicada a isso.

Uma landing page possui um objetivo: gerar conversão.

Para gerar uma conversão, você precisa entregar uma experiência de usuário coerente. Para falar de um modo simples, o conteúdo da landing page deve ser uma continuação da mensagem no seu anúncio.

Saiba mais sobre como desenvolver landing pages e como gerar leads neste artigo.

  1. Poucas informações sobre o imóvel e descrição pouco atrativa

Um anúncio com poucas informações sobre o imóvel não vai despertar o interesse do comprador.

Nas redes sociais, diferente dos jornais de antigamente, em que era necessário abreviar ao máximo a descrição dos imóveis, as empresas têm ao seu dispor um espaço maior para descrição, e precisam aproveitá-lo da melhor maneira possível.

Uma descrição pouco atrativa faz com que menos pessoas se interessem pelo imóvel.

Na descrição do anúncio destaque todos os pontos positivos do local para atrair mais interessados e assim ter a chance de fazer negócio facilmente.

  1. Fotos em baixa resolução, com pouca iluminação ou enquadramento inadequado e presença de pessoas ou itens pessoais

Fotos em baixa resolução não permitem que o cliente/comprador veja com detalhes como é o imóvel, diminuindo as chances dele se interessar em conhecer o local.

Procure sempre ter fotos com boa resolução e atualizadas, elas tornam o anúncio mais atrativo.

Outro erro em relação à fotografia é tirar fotos com o ambiente pouco iluminado. Fotos escuras dificultam a percepção de como é o imóvel.

Procure sempre fotografar o ambiente com boa iluminação, se possível tire as fotos durante o dia.

O enquadramento das fotos também é muito importante. Anúncios com imagens com o enquadramento errado não são esteticamente atrativos.

Quando for tirar as fotos do imóvel para postar nas redes sociais, fotografe os cômodos sem que ninguém esteja presente no momento, pois o foco do anúncio deve ser o imóvel.

Procure deixar seu anúncio o mais neutro possível.

  1. Ser excessivamente formal ou informal

Os usuários das redes sociais estão cada vez mais exigentes e já conseguem diferenciar posts feitos de forma amadora e outros mais sofisticados.

Por isso, nada de improviso.

Um anúncio de imóvel nas redes sociais precisa, antes de mais nada, responder as primeiras perguntas que o cliente gostaria de saber e deixar a impressão de quero mais.

A mensagem precisa ser neutra e clara para atingir o maior número de pessoas.

As redes sociais permitem uma linguagem mais leve. Mas isso não quer dizer displicência. A linguagem excessivamente informal pode não fazer sucesso com o seu cliente.

  1. Não “espiar” os concorrentes

Nos dias atuais, a mídia social está tão lotada que é preciso muito cuidado e atenção para se destacar em meio à multidão.

As estratégias no campo dos anúncios online mudam rapidamente. Repetir o que você sempre fez significa que você vai ficar para trás.

Ficar de olho nos seus concorrentes irá te mostrar o que eles andam fazendo e te dar ideias sobre o que você pode fazer melhor.

A boa notícia é que o sucesso de marketing não acontece da noite para o dia. Você tem tempo o suficiente para alcançar a concorrência!

Gerar tráfego é um processo que exige refinamento constante.

Existem diversos jeitos e lugares para espionar concorrentes através de um formato que te forneça informação valiosa e acionável.

Conclusão

O anúncio pela rede social pode ser o primeiro contato entre um comprador e um imóvel.

51% é a porcentagem de pessoas que descobrem novas marcas ou produtos a partir de uma pesquisa na internet pelo smartphone, conforme dados de 2018 reunidos pela Point Blank Digital.

E 90% das pessoas, ao fazerem uma busca online, ainda não se decidiram sobre um produto.

Ou seja: é preciso estar presente no ambiente digital para fisgar consumidores à procura de uma casa ou apartamento.

E para isso, é importante estar atento a alguns detalhes, para que seus anúncios sejam atrativos e eficientes, aumentando suas possibilidades de venda.

Você tem alguma dica sobre como melhorar uma campanha de anúncios de imóveis em redes sociais que não está gerando bons resultados?

Conte para a gente nos comentários.

Boas vendas!

6 comments

Julio Mihara

Interessante nos entamos na epóca muito avaçado veiculação noticias e muito rapido.
A gente deve acompanhar esta evolução saber onde está o nosso cliente.
Estou com mais de 70 anos mas ainda dá tempo de chegar juntos.
Estou ou começando venda digital eu quero receber muitas dicas de vocês
Quero receber muitas novidades.
Obrigado

Newton José dos Santos

Grato pelas informações, estou precisando me aprimorar em campanhas pelo Watsapp –
Vocês tem informações sobre esta ferramenta?

Isaac Alves de Freitas

Excelente abordagem…
Gostaria de deixar meu atual e-mail: afcampestre27@gmail.com.
Grato!
Isaac

Maria Rita

Isso tudo me apavora, detesto ficar tendo que ser melhor a cada instante, competição.
Mas preciso

JULIO TEZI MIHARA

Boa tarde eu acho que todo monento a gente e aprendiz tenha que estar sempre alerta como diz Escoteiros ainda mais neste momento de evolução rápida nas comunicação virtual.
Gostaria de estar recebendo estas noticias tão importante para crescimento no mercado imobiliário obrigado.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANAPRO 2019 | Todos os direitos reservados