SEO local: aumente a visibilidade dos anúncios de imóveis com baixo custo

Já imaginou ter seus anúncios na primeira página do Google com baixo custo?

Tenho certeza que sim.

Uma boa colocação nas ferramentas de busca é algo muito disputado, não somente no meio imobiliário, mas por qualquer segmento do mercado de vendas, anúncios, etc.

Saber como otimizar seus anúncios pode ser a chave para potencializar suas conversões.

A boa notícia é que existem dicas e estratégias que podem ajudá-lo a otimizar sua presença na internet e a ganhar rankings organicamente.

Ou seja, você aumenta a visibilidade de seus anúncios, adquire relevância nas pesquisas, portanto, aumenta as possibilidades de ser encontrado e escolhido como uma opção de negócio, e tudo isso sem custos.

Aumente suas vendas

Hoje falaremos sobre o potencial de um bom posicionamento nas pesquisa locais em mecanismos de busca como o Google.

E ainda, estratégias e dicas imperdíveis para aumentar suas vendas.

Com as atualizações dos algoritmos do Google, os resultados de pesquisas baseados em proximidade estão ficando mais populares.

Na essência, o objetivo disso é dar peso maior aos negócios locais que tenham foco em palavras-chave.

Sendo assim, é importante conhecer o potencial da pesquisa local para saber como agir e vender mais.

Você sabia que quase a metade das pesquisas no Google são locais?

Além desta ser uma característica das pesquisas realizadas no Google, uma boa estratégia local permite que pessoas que estão próximas possam pensar em você, na sua empresa ou na sua marca como uma opção de negócio.

A verdade é que com os avanços da tecnologia, é preciso aprimorar e atualizar nossas estratégias também!

Continue com a gente e saiba o que você precisa sobre SEO local e aumente suas vendas de imóveis sem custos.

O que é SEO local?

O SEO local consiste em estratégias e processos de otimização do mecanismo de busca que aumentam a visibilidade de seus anúncios organicamente e localmente.

Bem, como mencionamos, basicamente, SEO (Search Engine Optimization), consiste em estratégias e processos de otimização da sua presença digital (anúncios, sites, etc.).

Seu objetivo é fazer com que sua presença digital alcance um bom posicionamento local e orgânico nos mecanismos de busca (Google, Yahoo!, etc.).

Além de aumentar a visibilidade de seus anúncios, se tratando do SEO local, leva-se em consideração a geolocalização e outros recursos, como as redes sociais para direcionar os anúncios a clientes qualificados.

Ou seja: Você atrai mais negócios adquirindo relevância nas pesquisas locais.

Não sabe o que são pesquisas locais? São aquelas que incluem uma localização, como quando um usuário procura “casas perto de mim” ou “apartamentos em Belo Horizonte/MG”, e o mecanismo de busca exibe os resultados. Veja em um exemplo simples:

Existem muitas formas de exemplificar o potencial de uma boa aplicação do SEO local. Neste exemplo simples é possível vislumbrar alguns dos resultados possíveis.

Quando falamos do mercado imobiliário, sabemos o quanto isso pode fazer a diferença na venda de imóveis.

Veja também: erros cometidos ao anunciar imóveis nas redes sociais.

Confira agora alguns caminhos possíveis para melhorar o SEO local.

Como melhorar o SEO local

Bom, já vimos do que se trata o SEO local e como ele pode fazer a diferença nas suas vendas.

Agora é a hora de colocar a mão na massa!

Confira alguns passos para melhorar seu SEO local e atrair mais clientes:

1. Garanta que o NETS seja consistente para atrair mais clientes

Para um cliente local, o NETS é o conjunto de informações mais importante para descobrir a seu respeito.

A presença e a precisão do NETS são fatores determinantes para uma boa estratégia de SEO local.

Em primeiro lugar você precisa preencher o NETS de forma que seja fácil de rastrear, em formato de texto HTML, no rodapé do seu site. É exatamente onde os usuários mais esperam encontrar.

Não inclua as informações do NETS em formato de imagem. A informação dentro dela não é rastreável para os mecanismos de busca.  

Uma boa formatação é essencial para obter créditos do Google Meu Negócio (falaremos mais adiante).

Antes, vamos falar sobre seu endereço de e-mail, número de telefone e categoria de negócio que você deverá prover sobre a sua empresa. 

  • É desejável que seu endereço de e-mail público seja de domínio da sua empresa, ao invés de um serviço de e-mail “genérico” provido, por exemplo, pelo Gmail.
  • É interessante também que o principal número de telefone do seu negócio publicado seja com seu código de área local.
  • Conforme uma orientação do próprio Google, quando conhecer o Google Meu Negócio, tenha em mente que “a categoria de negócio deve descrever o que é o seu negócio e não o que ele oferece”.

É recomendável também que você verifique todas as suas citações no ambiente virtual, seja no Google Meu Negócio, nas mídias sociais ou em qualquer outro ambiente, para que todos os pontos de dados do seu negócio, em todas as citações locais, se alinhem perfeitamente.

Lembre-se: O formato que você menciona o endereço da sua empresa deve permanecer o mesmo.

Qualquer discrepância nessas informações, por menor que seja, pode levar a uma queda na sua autoridade local.

2. Construa a credibilidade do seu negócio

Bem, com o NETS bem alinhado, é hora do próximo passo para uma boa estratégia de SEO local.

É hora de construir a credibilidade do seu negócio para melhorar seu posicionamento nas pesquisas locais e vender mais!

Você precisa estar atento a dois aspectos fundamentais, a utilização do Google Meu Negócio e as avaliações locais.

  • Afirmar o seu negócio no Google Meu Negócio. 

Agora sim, é hora de falarmos sobre o Google Meu Negócio.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e fácil de usar.

Com ela, é possível que empresas e organizações gerenciarem sua presença on-line no Google.

Ela permite que você se conecte com os clientes através da Busca do Google e no Google Maps de forma gratuita.

Ou seja, essencial para uma boa estratégia de vendas sem custos.

Ao verificar e editar as informações comerciais, você ajuda os clientes a encontrarem sua empresa.

Procure trabalhar com imagens de alta qualidade e busque obter o máximo possível de avaliações no Google.

Isso irá elevar seu posicionamento nos rankings.

Você também pode mudar a categoria do seu negócio na sua lista do Google Meu Negócio direto do seu painel de instrumentos.

Como mencionamos acima, o NETS é fundamental no processo de afirmação do seu negócio no Google Meu Negócio.

A utilização do Google Meu Negócio é fundamental para uma boa estratégia de SEO local.

Vamos falar agora sobre as avaliações locais: sua importância e como conseguir avaliações positivas.

  • Avaliações locais

Boas avaliações podem fazer o seu negócio se destacar em resultados de buscas.

As avaliações são importantes tanto na quantidade quanto na qualidade.

De fato, 90% dos clientes admitem serem influenciados por avaliações positivas antes de comprarem de uma empresa

Em contraponto, as avaliações negativas influenciam muito na decisão de compra do cliente.

E ainda, o Google, e outros sites, oferecem filtros de avaliações convenientes que podem tirar o seu negócio da listagem (se você tiver avaliações baixas).

Por isso, é muito importante saber sobre o sistema de avaliações do Google para utilizá-lo a seu favor.

Continue com a gente e veja como obter mais avaliações positivas.

Comece entendendo que as avaliações não são coisas de um momento específico, trata-se de um processo contínuo.

Uma progressão orgânica em número de avaliações numa base contínua vai gerar grandes resultados para o seu negócio. 

De acordo com o Google:

“Lembre seus clientes a deixarem o feedback no Google. Simplesmente lembrar clientes que é rápido e fácil deixar um feedback no Google, pelo celular ou computador, pode ajudar o seu negócio a se destacar de outros sites com menos avaliações.” 

  1. Você pode convidar os visitantes a conferirem sua empresa em sites de avaliações colocando 2 ou 3 links na página “Sobre”;
  1. Você também pode adicionar links direcionando para seus “territórios digitais” no cabeçalho ou no rodapé do seu site. Ou até em sua assinatura de e-mail;
  1. Ou ainda, oferecer descontos para a sua base de clientes (Caso você possua uma lista de e-mail) para postarem avaliações.

Estas são algumas recomendações gerais e essenciais para obter avaliações positivas e assim melhorar seu SEO local.

Vejamos agora algumas dicas que você não pode ficar sem saber.

Como ocupar os primeiros lugares com uma boa estratégia de SEO local

Agora você já sabe como fazer um NETS bem alinhado, já sabe como construir a credibilidade do seu negócio no ambiente virtual e sabe para que serve o Google Meu Negócio.

É hora de algumas dicas diretas e mais práticas para você aumentar suas vendas:

1. Otimize sua listagem

Depois de cadastrar seus dados básicos conforme a plataforma do Google Meu Negócio solicita, com o NETS bem alinhado, é hora de acrescentar conteúdos que vão ajudar no SEO local.

Insira fotos de sua empresa e produtos, informe o horário de funcionamento, liste os serviços prestados.

2. Tenha um site otimizado para mobile

Um site atualizado é uma das primeiras exigências que qualquer estratégia de SEO faz. Compreende a letra “S” do NETS.

Se você deseja um bom posicionamento nos mecanismos de busca tenha um site otimizado e que seja responsivo para dispositivos mobile.

Preocupe-se também em oferecer uma boa experiência ao usuário com informações relevantes e de fácil acesso.

3. Faça uma pesquisa de Palavras-chave

Não precisamos dizer como a produção de conteúdo relevante é importante para o SEO local, não é mesmo?

Para produzir conteúdo relevante, descubra as palavras-chaves mais pesquisadas no Google dentro do setor imobiliário.

Para encontrar esses termos você pode:

  • Fazer uma lista de palavras-chave relevantes para o negócio;
  • Usar o Google autocomplete;
  • Acessar o Google Keyword Planner, uma ferramenta de busca por palavra-chave do Google Ads, que funciona para SEO;

4. Use a estratégia do Link Building para SEO local

Já falamos um pouco sobre fazer links. O Link Building é a estratégia de fazer links do seu conteúdo a outros materiais de relevância e qualidade.

Este é um fator de classificação muito importante para os resultados orgânicos locais.

Os backlinks bem utilizados criam uma rede de compartilhamento de conteúdo relevante, isso ajuda a gerar tráfego qualificado para seu site.

5. Mantenha-se monitorando resultados

Como toda boa estratégia de vendas no ambiente virtual, é muito importante supervisionar e acompanhar suas páginas, seus anúncios e sua presença na internet de modo geral.

A falta de supervisão e acompanhamento é um dos erros mais comuns em anúncios no ambiente virtual

Por isso:

  • Responda comentários;
  • Esteja sempre atento para evitar edições incorretas;
  • Use o Google Posts para manter seus clientes informados.

Agora você já sabe o que é o SEO local e como utilizá-lo para aumentar suas vendas de imóveis com baixo custo.

O SEO local é fundamental para o alcance de novos clientes locais, tornando sua empresa mais competitiva.

E você, sabe de outras dicas que podem ajudar a aumentar as vendas com baixo custo? Compartilha com a gente nos comentários!

Bom trabalho e boas vendas.

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