Como usar o Instagram para vender imóveis?

Você conhece o potencial do Instagram para o segmento imobiliário?

Já pensou na possibilidade de usar a rede social para aumentar suas vendas de imóveis?

E ainda, você sabia que o Instagram é um ótimo canal para criar e firmar sua empresa?

Se você ainda não pensou em nenhuma dessas coisas, ou já pensou e não sabe como dar o próximo passo, esse artigo é para você.

Torne-se conhecido no seu segmento de vendas com facilidade e economia de tempo!

O Instagram não é mais um simples álbum de fotos. Cada vez mais, a rede social vem se transformando em um espaço de produção e troca de conteúdos relevantes, bem como um facilitador de vendas.

Porque usar o Instagram?

Você sabia que o Instagram tem mais 1 bilhão de usuários ativos mensalmente?

Sabia também que mais de 40 bilhões de fotos têm sido compartilhadas na rede social que mais cresce atualmente? 

Além disso, o Instagram gera 10 vezes mais engajamento que o Facebook (a maior rede social do mundo).

Como já mencionamos, cada vez mais, o Instagram vem se transformando em um facilitador de vendas, através da produção e troca de conteúdos relevantes.

A chegada do IGTV em 2018, ou a recente proposta de ocultar as curtidas das publicações para o público, por exemplo, são mecanismos que têm justamente o objetivo de valorizar a produção de conteúdo.

Além disso, atualmente existe a possibilidade de vender diretamente pela rede social.

Por essas e por outras, não dá pra ficar de fora!

Apesar de ser um dos maiores sites de rede social existentes, o poder do Instagram é negligenciado ou até mesmo desconhecido por muitos.

E isso é razoavelmente compreensível.

Muitos não experimentam seu potencial por carregarem muitas incertezas sobre quais tipos de conteúdos compartilhar, ou por não saberem como criar um plano de marketing prático, entre outros fatores.

A boa notícia é que existem maneiras de você se engajar com seu público-alvo por meio da rede social que está se expandindo mais rapidamente pelo mundo inteiro. 

Continue com a gente e tire suas dúvidas sobre como usar o Instagram para vender imóveis.

Conheça métodos práticos e eficientes para atrair mais clientes, firmar sua empresa e fechar mais negócios. Tudo isso sem precisar ficar horas na rua ou nos sites de buscas.

Com 21% de toda a população adulta utilizando o Instagram, dá pra imaginar o potencial desta rede social para vender imóveis, não é mesmo? Então…

Como produzir conteúdo relevante e manipular anúncios no Instagram?

Bem, antes de mais nada, precisamos falar sobre uma das coisas mais importantes no Intagram: Seus seguidores.

É fundamental encontrar e conhecer seus seguidores no Instagram.

E quando digo seus seguidores, estou falando de pessoas e empresas que têm algo a oferecer a você, assim como você tem algo a oferecer a elas.

Ou seja, seguidores qualificados.

A verdade é que a quantidade de seguidores não é um indicador de sucesso real, mas sim a qualidade deles.

Portanto, o melhor a fazer é construir sua audiência dia após dia. Pensar logicamente pode poupar tempo e melhorar a qualidade das suas interações.

Sabemos também que as redes sociais são centros de interação, ou seja, de troca de experiências e de maior proximidade.

Com o Instagram não é diferente, não se trata de uma plataforma direcionada fundamentalmente para negócios e oportunidades.

Ou seja, você precisa ter em mente que muitos possíveis clientes talvez não estejam prontos, necessariamente, para um negócio ou uma compra, sempre que acessam o Instagram.

Muitas vezes estão lá para publicar e consumir imagens ou conteúdos atrativos, aprender algo novo e/ou ficarem ligados em novas informações de produtos e novidades de mercado.

Para vender é preciso saber se comunicar com seu público nas redes sociais.

Pensando em melhorar sua performance, aqui vão as respostas para algumas perguntas frequentes sobre como usar o Instagram para vender imóveis.

E mais, além de se familiarizar com a plataforma, você vai aprender a firmar seu negócio na rede social e aumentar suas vendas. 

1. O que devo publicar?

Essa é uma das principais dúvidas que surgem quando pensamos em usar o Instagram como um canal de vendas ou para firmar um negócio.

Para saber isso, você deve pensar em quais formatos você vai utilizar e como você vai se comunicar.

Estes são fatores que contribuem para reforçar a sua identidade visual e gerar autoridade.

Dentre os formatos disponíveis, temos a opção de fotos e de vídeos.

A descrição, os elementos de texto, as hashtags e os stories também são fundamentais para um bom engajamento, falaremos mais adiante.

Quanto às fotos, tenha em mente que a qualidade das imagens faz toda diferença, principalmente no ramo imobiliário.

Tire fotos atrativas do imóvel. Já vimos em 7 Erros cometidos ao anunciar imóveis nas redes sociais que fotos em baixa resolução, com pouca iluminação ou enquadramento inadequado não são atrativas para anúncios em redes sociais.

Portanto, procure sempre ter fotos com boa resolução e atualizadas, elas tornam o anúncio mais atrativo.

É comum encontrar fotos mal pensadas em anúncios nas redes sociais, nas quais o comprador não consegue saber se é o quarto ou a sala, por exemplo. Esteja atento.

Quanto aos vídeos, é um formato ótimo para educar o usuário, com ele você pode mostrar, em detalhes para o seu cliente, os pontos positivos do imóvel, por exemplo. É um formato muito indicado para o segmento imobiliário.

Faça vídeos breves que mostrem o imóvel, preferencialmente os faça durante o dia, com boa iluminação, em seguida, publique no seu feed ou até mesmo na sua história.

2. Como devo interagir com meus seguidores?

Seguidores são clientes em potencial. É bom que você conheça e interaja com essas pessoas, responda os comentários e veja quem são as pessoas que estão curtindo suas fotos.

Como mencionamos, as descrições das publicações, além de uma forma de interagir com seu público, são fundamentais para um bom engajamento.

Busque fazer boas descrições em suas postagens com texto curto e objetivo, de preferência mais pessoal.

Outra dica é fugir do convencional e apresentar às pessoas seu conhecimento sobre o mercado imobiliário, soluções inteligentes, materiais, arquitetura, decoração etc.  

Na venda de imóveis, falar a respeito da localização, indicar metragem, descrever características e apontar detalhes nas postagens é praticamente uma obrigação.

Lembre-se do NETS e não esqueça de fornecer seu contato em suas postagens e em suas interações de modo geral.

Dedique tempo para responder aos comentários, mencionar as pessoas que solicitarem informações e orientar seu público/seguidores/clientes.

Aumentar a venda de imóveis depende muito do nível de confiança que as pessoas depositam em você, o que só pode ser alcançado se você se mostrar aberto e presente.

3. Como usar hashtags?

As hashtags são palavras-chave acompanhadas do símbolo #, que transformam o texto em um link que conecta todas as pessoas que estão falando sobre o mesmo assunto.

O uso delas é de extrema importância no Instagram.

Funcionam como um canal que liga alguém que procura por alguma coisa.

Saber usar as hashtags no Instagram significa aumentar suas vendas.

Primeiramente, é importante pontuar que seu uso descuidado e excessivo pode ser prejudicial, pode parecer spam ou anúncios mal direcionados, tanto aos olhos do usuário como também na interpretação do algoritmo.

Uma dica para um bom uso das hashtags no Instagram é utilizar entre 05 (cinco) e 11 (onze) hashtags.

Não esqueça também de criar uma específica para você, sua empresa ou sua marca.

Algumas das hashtags mais comuns no mercado imobiliário são #imoveis, #lardocelar, #ap, entre outras. 

Uma boa pesquisa de palavras-chave relacionadas ao segmento imobiliário pode ajudar.

Você também pode procurar por palavras-chave que possuem alguma relação com o momento de decisão de compra de um imóvel, como #mudança, por exemplo.

4. Como usar o Stories?

Cada vez mais, o Stories do Instagram vem se tornando uma grande ferramenta de vendas.

Utilizá-la diariamente, ou seja, estar constantemente ativo no aplicativo, aumenta sua visibilidade.

Com ela é possível fazer apresentações mais detalhadas e reais do que se vende, no caso, de imóveis.

Interagir por meio do Stories torna o contato com o cliente mais pessoal e harmônico, o que contribui para uma aproximação profissional e afetiva, que significa conversão.

Não se trata apenas de vender, vender e vender.

O Instagram é uma rede de relacionamentos, de interações e para ser bem rankeado, é necessário produzir conteúdo relevante.

Sendo assim, no Stories você pode mostrar muitas informações sobre os imóveis, como também pode mostrar seu dia-a-dia no escritório, compartilhar as visitas e vistorias que fizer, momentos de descontração, etc.

Outra dica é pedir para algum cliente recente contar sobre a experiência da jornada de compra, por exemplo.

Mas lembre-se, estamos falando do mercado imobiliário, ou seja, leve em consideração o seu público-alvo.

Afinal, quem busca por imóveis quer ver imóveis, então tenha seu foco nas informações a respeito deles.

Com o bom uso dessa ferramenta a venda de imóveis fica mais fácil.

Além de impulsionar seu alcance, ela incentiva a interação imediata do seguidor/cliente, reagindo ou respondendo aos seus stories.

Não é à toa que hoje, as marcas estão adotando esse formato para divulgar seus produtos e serviços.

5. Devo usar o Perfil Comecial?

A resposta é: Sim!

No perfil comercial você pode ter uma consistência de publicações, programar suas postagens, através do Instamizer, e ainda vincular a conta de seu negócio à sua página no Facebook, entre outras coisas.

Para fazer isso é só criar uma conta no Instagram e habilitar para o Business Tools, ou acesse as configurações através do seu perfil em sua conta, e habilite a opção “Cadastrar-se para um perfil comercial”.

Ter um perfil comercial no Instagram já é quase que obrigatório tanto para profissionais autônomos quanto para empresas.

Isso porque através dele é possível verificar todas as métricas do seu negócio, ou seja, é possível analisar em quais momentos seus seguidores estão mais conectados, ou saber o perfil dos seus seguidores, por exemplo.

Além disso, é possível também inserir botões de contato e anunciar em todos os formatos do Instagram.

Ou seja, aumento nas vendas!

Um bom perfil comercial precisa ter um nome simples, curto e objetivo, fácil para os usuários encontrarem e uma imagem que transmita os valores da sua marca, um logotipo.

Na biografia, escreva sobre você ou sua empresa de forma resumida, mostre as principais informações e não deixe de inserir um link para o seu site imobiliário ou blog imobiliário.

E por fim, os botões de contato, uma funcionalidade que facilita a conexão dos usuários com seu negócio por meio de uma única ação: O clique.

Através dela, as pessoas podem fazer ligações, mandar um e-mail ou descobrir o caminho para seu estabelecimento.

6.O que é, e como usar o IGTV?

O IGTV está entre os últimos lançamentos do Instagram.

Trata-se de uma plataforma de vídeos bem semelhante ao Youtube, dentro do próprio Instagram.

Você pode fazer vídeos de até 60 minutos, e pode incluir na sua produção muitos CTA’s (Call’s to action) como links para conversão.

Você pode utilizar o IGTV para gravar vídeos dos imóveis e divulgar seus negócios.

Faça vídeos dos imóveis que você quer vender sempre cuidando para não serem muito longos. Conceitos e dicas para uma boa fotografia se aplicam ao vídeo:

  • Garanta luz suficiente;
  • Tome cuidado com o enquadramento;
  • Não faça movimentos muito bruscos;
  • Vá direto ao ponto.

Para ter acesso ao IGTV, entre no Direct Message, em seu Instagram. Ele está no canto direito superior, na página inicial.

7. Você conhece o potencial de influenciadores digitais para vender pelo Instagram?

Bem, já foram apresentados alguns recursos perfeitamente aplicáveis para vendas utilizando o Instagram.

Agora vamos falar sobre a possibilidade de criar parcerias com influenciadores digitais.

Você conhece a importância desses profissionais?

Embora não tenham o reconhecimento devido, esses profissionais podem trazer resultados muito relevantes para empresas.

As pessoas se interessam mais por algo quando sabem que alguém próximo, ou alguém admirado já utilizou, ou já comprou, ou seja, alguém que tem algo verdadeiro para falar sobre aquilo.

E esse é o principal atributo buscado pelos influenciadores de sucesso hoje: A verdade.

Outro ponto positivo é a possibilidade de filtrar, entre os influenciadores, aqueles que mais atendem ao seu tipo de público, possibilitando a produção de campanhas mais assertivas.

Apesar de nova, é uma alternativa muito interessante para potencializar a venda de imóveis.

Bem, agora que você já sabe como vender imóveis pelo Instagram e o potencial que essa rede social tem para potencializar seus resultados e firmar seu negócio.

Tem outras dúvidas sobre como utilizar o Instagram para vendas? Compartilha com a gente aqui nos comentários!

Bom trabalho e boas vendas.

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