Estratégias de recuperação pós crise para construtoras e incorporadoras

São tempos difíceis, nós sabemos.

Momentos assim exigem sabedoria e versatilidade.

Atraso nas obras, suspensão de projetos, impactos na economia, estes são apenas alguns dos efeitos sofridos pelo mercado imobiliário em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Isso sem falar da sensação de incerteza em relação ao comportamento do mercado durante e pós crise.

A boa notícia é que, embora os o impactos a médio e longo prazo ainda sejam imprevisíveis, existem algumas iniciativas que toda empresa do setor pode adotar para reduzir estes impactos.

Mais do que isso, sabemos como a tecnologia revolucionou o que chamamos de venda.

Por isso, além de iniciativas para reduzir os impactos da crise, aqui você também vai ficar por dentro das melhores formas usufruir da tecnologia para automatizar processos e aumentar sua produtividade.

Com efeito, isso significa potencializar suas conversões, ou seja, aumentar suas vendas.

Vamos lá. Em primeiro lugar, sabemos como o mercado imobiliário é uma verdadeira montanha-russa. 

Por essa e por outras, a necessidade do aumento da produtividade na Construção Civil está entre um dos principais desafios a ser enfrentado pelo setor.

Não à toa, seu crescimento tem sido de apenas 1% ao ano (em média), nas últimas duas décadas.

Em comparação, um estudo da McKinsey mostra que a média de crescimento para o setor industrial foi 3,6% e para a economia mundial como um todo foi de 2,8%.

Por isso dizemos: é preciso sabedoria e versatilidade para superar momentos de crise no setor imobiliário.

Reduza custos e aumente a produtividade

Para reduzir custos e aumentar a produtividade é necessário observar alguns pontos principais:

  1. A produtividade individual: pois trata-se da razão entre a quantidade de serviço executado por um número de profissionais durante uma determinada quantidade de tempo;
  2. A produtividade por equipe: pois diz da relação entre a quantidade de serviço e o tempo para este ser realizado;
  3. O grau de dificuldade do produto e do processo: pois afetam diretamente o resultado final;
  4. O aumento da qualidade do trabalho: pois está ligado diretamente ao conceito moderno de produtividade.

Se acontecer uma falha na execução de alguma tarefa, como o atraso na entrega dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) não ocorrer nos prazos certos, por exemplo, o que pode gerar retrabalho, a produtividade pode cair.

Da mesma forma, o relacionamento interpessoal, atrasos de salários e a quantidade de dias chuvosos também influenciam a produtividade e o resultado.

Por isso, procure alinhar a estrutura organizacional da empresa, de modo a melhorar a alocação de recursos para administração dos projetos.

Não deixe de buscar também por metodologias modernas de trabalho.

Estas são algumas dicas para melhorar a gestão de processos.

Vamos agora ao canteiro de obras.

Organizar e integrar previamente os processos vai garantir mais eficiência, controle e previsão no ambiente estratégico.

As vantagens disso refletem no plano operacional, ou seja, no canteiro de obras.

Sendo assim, o canteiro opera como um sistema de produção em massa regido por uma ordem de serviços diários a serem executados, com materiais e mão de obra necessários para a realização de cada etapa específica.

Por isso, atente-se à:

  • Redução de custos e erros na compra de materiais;
  • Redução do uso de mão de obra;
  • Melhoria na contratação e administração de empreiteiros;
  • Melhoria em desenvolvimento de cronogramas futuros com base em eventos realizados;
  • Redução no tempo construtivo;
  • Redução de desperdícios de materiais e aumento no controle de estoque;
  • Diminuição de falhas e retrabalhos.

Automatize operações manuais

Empresas do ramo imobiliário lidam com o processamento de um volume grande de informações. Por isso, é necessário um bom gerenciamento.

É aí que entra a automatização.

Não podemos falar sobre recuperação pós crise para construtoras e incorporadoras sem falar da automatização de operações.

São dados sobre cada obra concluída ou em processo, variáveis como a contratação de pessoal, o controle de custos, a qualidade e o tempo.

Ou seja, trata-se de um conjunto de processos complexos.

Pensando nisso, a automatização de processos como a emissão de NFs e CTEs ou mesmo a de contratação de pessoal, por exemplo, são alguns pontos que merecem atenção.

A verdade é que a automação de processos manuais oferece eficiências de custos inesperadas, como a mitigação de riscos.

Ou seja, a tecnologia minimiza o erro humano em uma ampla gama de atividades, com registros de dados mais precisos.

Por isso, não podemos deixar de falar sobre softwares CRM. Através deste sistema, os erros podem ser minimizados.

O CRM centraliza as informações, fornece relatórios de dados e produz conhecimentos para sua empresa vender mais.

Além do cadastro de clientes e pessoas centralizados em um único local, o CRM também auxilia na gestão de tarefas e atividades.

Por fim, o sistema possibilita uma gestão através de metas e métricas que permitem o acompanhamento da evolução individual das pessoas e da equipe como um todo.

Estes foram apenas alguns benefícios da utilização de sistemas CRM.

Confira outros benefícios.

Outros benefícios do CRM

Na prática ao usar um sistema CRM os principais benefícios que você terá são:

  • Automatizar processos (como já mencionamos);
  • Facilitar tarefas operacionais e repetitivas;
  • Centralizar e gerenciar as informações dos clientes;
  • Segmentar clientes;
  • Integrar a sua equipe;
  • Gerenciar leads e funil de vendas;
  • Controlar e avisar atividades e compromissos;

Estas foram algumas dicas e estratégias de recuperação pós crise para construtoras e incorporadoras.

São dicas e estratégias que visam, além de prepará-lo para enfrentar tempos difíceis como são os tempos de crise, fornecer soluções modernas e tecnológicas para você melhorar sua gestão e aumentar suas vendas.

Confira também as principais funcionalidades ANAPRO CRM, e desfrute da mais completa solução de CRM para o mercado imobiliário.

Conhece outras estratégias de recuperação pós crise para empresas do ramo imobiliário?

Quais estratégias você vem adotando para superar este momento de crise?

Compartilhe com a gente, conte-nos como vem sendo sua atuação profissional em meio à crise gerada devido à pandemia do novo coronavírus.

É muito importante compartilharmos nossas experiências, só assim podemos superar este momento tão desafiador.

Bom trabalho e ótimas vendas.

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