ITBI – Imposto sobre a transmissão de bens imóveis

Você já ouviu falar sobre ITBI? O Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis é um dos principais impostos municipais, bem comum em processos de transmissão imobiliária.  Em qualquer transição de transferência de titularidade, existe a cobrança do ITBI, ou seja, sempre é cobrado na venda de um imóvel na hora de passar o imóvel para outra pessoa.

Normalmente, o imposto é pago pelo comprador, mas isso não é obrigatório. Qualquer uma das partes pode pagar esta taxa para regularizar toda documentação e garantir que o imóvel esteja efetivamente na mão do comprador. Ele é tão importante quanto o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana) e o ISS (Imposto Sobre Serviços).

O valor do ITBI, varia de imóvel para imóvel, e de acordo com as taxas definidas por cada município, pode variar de 2% a 3% do valor total.

Na hora de dar continuidade aos processos de compra de um imóvel, lembre-se de atentar seu cliente sobre o valor do ITBI, afinal, você está lá para ajudá-lo a fazer o melhor negócio.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANAPRO 2019 | Todos os direitos reservados